Navio Ciências do Mar I faz novas viagens com acadêmicos de Oceanologia

O navio Laboratório de Ensino Flutuante Ciências do Mar I, da frota da FURG, partiu nas duas últimas semanas para novas viagens com acadêmicos do curso de Oceanologia da universidade. De segunda a sexta-feira, dois grupos de 14 alunos embarcaram acompanhados por três professores de diferentes áreas da Oceanologia.

A experiência embarcada integra o currículo dos acadêmicos, que devem passar 120 horas em alto-mar. De acordo com o coordenador do curso de Oceanologia, Stefan Weigert, as jornadas embarcadas propiciam aos alunos vivenciar preocupações, medos e as dificuldades de se preparar um cruzeiro. “Eles passam a entender a vivência a bordo, em um ambiente confinado, longe da família. Realizam a coleta de sedimentos e de peixes, fazem amostragem de dados ambientais e operam equipamentos como as sondas científica e geofísica”, explica. Essas amostras vão para os laboratórios, onde são analisadas junto com os professores.

 

O navio Ciências do Mar I

 

Construído em Fortaleza (CE), o Ciências do Mar I foi inaugurado em agosto de 2017. Possui 32m de comprimento total e 7,85m de boca e dois motores de 450 BHP de potência, podendo manter uma velocidade de cruzeiro de 10 nós, com grande economia de combustível.

A embarcação dispõe de dois laboratórios e uma gama de instrumentos científicos, com receptores instalados em carenagens no fundo do casco, para investigar as camadas submersas do oceano e o leito marinho. É equipada com cinco guinchos e um guindaste, destinados a lançar e recolher coletores de amostras e efetuar operações de pesca. Possui camarotes com capacidade total para o pernoite de 18 alunos e professores, além de acomodações para oito tripulantes.

O Ciências do Mar I serve como laboratório para atividades acadêmicas de universidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná e faz parte de um projeto financiado pelo Ministério da Educação (MEC), liderado pela FURG.

 

Galeria

Assunto: Arquivo