PPG em Administração recebe prêmio de melhor trabalho na área de Estudos Organizacionais

Atualizada em 17/10/2018 às 11h44

O artigo intitulado "Um Enfoque Fenomenológico sobre a Inclusão de Surdos nas Organizações", resultante da dissertação de mestrado em Administração do aluno Marcos Farias e seu orientador, professor Márcio Bauer do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac) da FURG, recebeu o prêmio de melhor trabalho na área de Estudos Organizacionais do 42º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD). O evento, considerado o principal congresso de Administração do país, ocorreu em Curitiba, entre os dias 3 e 6 de outubro. 

Ao todo, onze trabalhos de alunos e professores da Pós-Graduação em Administração (PPGA) e Contabilidade (PPGCont) da FURG foram apresentados no evento. O resumo do trabalho premiado, juntamente com o contato dos autores, pode ser acessado aqui. 

Resumo

Inclusão é tema recorrente na sociedade civil, e como parte integrante desta, das organizações empresariais. Em sentido restrito, a inclusão de surdos na força de trabalho reflete a luta do surdo pela valorização de sua identidade e artefatos culturais, dos quais a experiência visual e a língua de sinais são marcas indeléveis. Esse universo simbólico, uma vez inserido no contexto organizacional, se depara com o entrave da necessidade de adaptação na comunicação, destacada pela teoria da Administração como essencial para consecução de seus fins. Tal contexto motiva investigar se é possível à organização uma atmosfera factual de inclusão, intersubjetividade e reconhecimento da alteridade. Considerando as abordagens filosófica e metodológica de que trata a fenomenologia social, sobretudo em Albert Schutz, combinada com a Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas, objetivou-se a observação do fenômeno e a captação de suas essências, de modo compreensivo, explicativo e intuitivo, onde o mundo vivido dos atores é protagonista, exigindo ao pesquisador imergir e emergir em seu contexto. Por meio de entrevistas com surdos que partilham o ambiente de trabalho com ouvintes numa organização industrial, e tendo como fio condutor as questões da comunicação e inclusão, apresentam-se ao fim três essências características do fenômeno pesquisado. 

Autores

Marcos André Soares Farias - Programa de Pós-Graduação em Administração/Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – FURG. E-mail: m.andrefarias@gmail.com

Márcio André Leal Bauer Programa de Pós-Graduação em Administração/Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis – FURG. E-mail: mlealbauer@gmail.com

 

Assunto: Arquivo