DAS orienta sobre a prevenção do câncer de mama

A Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep), através da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), orienta sobre a prevenção do câncer de mama neste Outubro Rosa.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama; alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

A equipe de enfermagem da DAS alerta para os fatores de risco do câncer de mama. São fatores ambientais e comportamentais a obesidade e o sobrepeso após a menopausa; sedentarismo; consumo de bebidas alcoólicas; exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X). Além dos fatores genéticos e hereditários, que são considerados grupo de risco elevado, alguns fatores da história reprodutiva e hormonal também servem de alerta para as mulheres.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de alguns hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas; a alimentação saudável; o peso corporal adequado; a amamentação e o não consumo de bebidas alcoólicas.

Onde procurar ajuda

Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr.

Endereço: Rua Visconde de Paranaguá, 102 - Centro

Telefone: (53) 3233-8800

Hospital de Cardiologia e Oncologia da Santa Casa do Rio Grande

Endereço: Av. Pres. Vargas, 334 – Parque Res. Coelho

Telefone: (53) 3036-8875

Liga Feminina de Combate ao Câncer

Endereço: R. Conde de Porto Alegre, 298 – Centro

Telefone: (53) 3045-0001

Arquivos

Folder

 

Assunto: Arquivo