IO organiza reunião inicial de projeto dos BRICS em Moscou

Entre os dias 1º e 05 de outubro, o Instituto de Oceanografia da FURG organizou, em conjunto com a Academia Russa de Ciências e o Instituto Indiano de Tecnologia de Mumbai, o kickoff meeting do projeto “Colaboração no estudo da variabilidade do balanço de massa e de características da neve e do firn de geleiras em regiões polares e subpolares (CoL-GaSS, sigla em inglês)”. 

O projeto CoL-GaSS é um projeto financiado pelo CNPq, Departamento de Ciência e Tecnologia da Índia, e Fundação Russa para Pesquisa Básica, através da primeira chamada do Programa dos BRICS para Ciência, Tecnologia e Inovação, para o apoio de projetos conjuntos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. Além das duas instituições já mencionadas, também participaram na reunião pesquisadores da Universidade de Moscou. 

O encontro consistiu de uma breve apresentação dos grupos sobre os trabalhos atuais, relacionados ao projeto, desenvolvidos em geleiras da Antártica, Ilhas do Ártico, Cáucaso, Himalaia, Patagônia e Sibéria, seguida de discussão sobre um protocolo de coleta de dados de campo necessários para a validação de uma moderna técnica de processamento de imagens de sensores radar, e a disseminação de métodos e instrumentos de baixo custo, como veículos aéreos não tripulados e estações eletrônicas de ablação para o estudo de parâmetros das geleiras que influenciam diretamente no aumento do nível médio dos mares. 

Segundo o professor Jorge Arigony, do IO/FURG, o projeto também vai apoiar a participação de professores do Instituto Indiano de Tecnologia e da Universidade de Moscou na formação de alunos do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica da FURG, além de estudantes desse programa em estadias nas referidas instituições. 

O projeto ainda faz parte das atividades do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT da Criosfera). 

 

Galeria

Assunto: Arquivo