1º Simpósio de Comunicação da FURG debate rumos da comunicação pública

Sob o tema "O lugar da comunicação pública na universidade", o 1º Simpósio da Comunicação reuniu, durante dois dias, profissionais da imprensa e parte da comunidade universitária da FURG. Elaborado pela Secretaria de Comunicação (Secom) dentro da programação da 17ª Mostra da Produção Universitária (MPU), o evento buscou ser um espaço de discussão e qualificação da comunicação no ambiente das instituições federais. 

As atividades tiveram início na manhã de terça-feira, 2, com uma mesa de abertura no Auditório da Sead. Integraram a roda de conversa a reitora, Cleuza Maria Sobral Dias, o secretário de Comunicação Social, Law Tissot, e a coordenadora de Comunicação, Andréia Pires. “Esta é uma equipe que trabalha com muito esmero e dedicação. Crescemos em equipe, mas o mais importante: crescemos em produção e qualidade no nosso setor de comunicação”, constatou a professora Cleuza. “O momento é fundamental para discutirmos a educação pública. Vivemos tempos difíceis, com redução de investimentos e a restrição de liberação de novas vagas de concurso. Por isso o papel da comunicação se torna ainda mais importante, para mostrar com clareza o diálogo que se precisa construir, e também aqueles que possam ser desconstruídos”, enfatizou a reitora.

Andréia ressaltou a relevância dessa primeira edição do Simpósio. “É um momento importante para aprofundarmos a discussão que fazemos no dia a dia, e também para manter sempre aberto esse espaço de conversa e de construção. Voltar o olhar para a nossa política de comunicação, que é recente, vai ajudar a consolidar o trabalho de uma equipe que vem muito antes desse grupo que está aqui agora”, observou a coordenadora.

O secretário Law Tissot saudou a equipe presente no auditório. “É um privilégio discutir a comunicação pública, nesse momento em que ainda podemos contar com a liberdade de imprensa. Um evento como este serve para que possamos refletir sobre o papel político da comunicação pública, e também fora da seara pública”, disse.

Em seguida, o público acompanhou a palestra "A comunicação pública na universidade" com a professora Jaqueline Quincozes Kegler, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em sua fala, ela enumerou alguns dos compromissos do comunicador público: privilegiar o interesse público, tratar a comunicação como um processo, centralizar o processo no cidadão, adaptar os instrumentos aos públicos, e assumir a complexidade da comunicação e sua rede.  “Nosso processo comunicativo tem o objetivo de informar, formar e interagir com a sociedade para a construção da cidadania. Quem nos pauta é a sociedade, e nossos alunos em primeiro lugar”, detalhou. Para a professora, o processo de produção da comunicação pública passa por “sentir na comunicação um dos principais impulsos da vida, seja privada ou pública. É ter no horizonte a transformação de instituições, rotinas, protocolos, técnicas em busca do bem-estar e interesse coletivo”. 

Ainda no primeira dia do Simpósio, pela tarde e à noite, aconteceu a rodada de apresentações de trabalhos sobre comunicação na MPU, nos pavilhões 1 e 3. 

 

Manual de Identidade Visual e novo site

Na quarta-feira, 3, as atividades foram retomadas pela manhã com a realização do seminário "A Comunicação nas Unidades Acadêmicas e Administrativas na FURG", no Anfiteatro do Pavilhão 4. Aos presentes, o Núcleo de Comunicação Institucional e Relações Públicas detalhou o processo de trabalho da Secom. Também foram apresentados uma prévia do novo site da FURG, que irá ao ar nos próximos meses, e o novo Manual de Identidade Visual da universidade. Representantes da FURG TV, FURG FM e do Núcleo de Redação e Assessoria de Imprensa também detalharam suas rotinas de trabalho e se colocaram à disposição das unidades. 

À tarde, aconteceu o Seminário Interno com a equipe da Secom, um momento de troca de experiências e que foi responsável pelo encerramento do Simpósio. 

 

Fotos: Daniel Correa

 

Assunto: Arquivo