Alunos do 3º ano do Ensino Médio prestigiam a 23ª Semana Aberta da FURG

A 23ª Semana Aberta aconteceu nos dias 2 e 3 de outubro, e movimentou o Campus Carreiros da FURG com a presença de 1,2 mil alunos visitantes. Os estudantes de escolas rio-grandinas e também oriundos de instituições de Pelotas, Santa Vitória do Palmar e Montevidéu (Uruguai) prestigiaram o evento, que busca apresentar os cursos de graduação e as formas de ingresso na universidade, além de mostrar, através de um passeio guiado por monitores, as instalações das unidades da FURG. Ao todo, foram 21 instituições atendidas.

De acordo com o coordenador de Processos Seletivos (Coperse), Ricardo Giacobbo Luz, quando os estudantes chegaram na FURG participaram da programação da Semana, que consistiu na elucidação dos cursos de graduação, palestras sobre o processo seletivo Enem/Sisu, esclarecimentos sobre o ingresso na universidade, e quanto à documentação, além de levá-los a conhecer as instalações dos principais institutos. “Nessa edição recebemos por volta de 300 alunos por turno. Eles fizeram parte de um circuito que envolveu palestras sobre o sistema de ensino e apresentou as unidades acadêmicas e seus respectivos cursos. Além disso, os jovens estiveram nas instalações dos Restaurantes Universitários, no Centro de Convivência, na Biblioteca e nos prédios das Pró-reitorias”, explica. Ainda de acordo com o coordenador, os cursos das áreas do Direito, Medicina, Oceanografia e Psicologia são os mais questionados pelos jovens.

A professora do Instituto de Letras e Artes (ILA), Danielle Piletti, comentou que  os alunos uruguaios entraram em contato com a FURG para conhecer os cursos ofertados e as dependências da universidade. “Dezenove jovens do Colégio Santa Rita, de Montevidéu, visitaram a FURG e ficaram encantados com os laboratórios do Instituto de Oceanografia e de Linguística”, comentou. A professora ainda ressaltou que, nas escolas uruguaias, a língua portuguesa é ministrada quando os alunos completam 10 anos, e a visita, além de proporcionar uma imersão cultural, apresentou as potencialidades da universidade rio-grandina.

Para a vice-diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Brigadeiro José da Silva Paes, Janaina Martins, a Semana foi motivadora aos alunos do 3º ano. “Muitos estavam em dúvida sobre qual curso seguir, e a oportunidade esclareceu suas dúvidas. Outros, porém, reafirmaram sua escolha”, explicou. A vice-diretora ainda afirmou que a troca de conhecimento entre os acadêmicos dos cursos, que já estão vivenciando a realidade da universidade, e os jovens da escola foi de extrema importância pois esclareceu muitas dúvidas quanto ao dia a dia da universidade.

24 ª Semana Aberta

A próxima edição da Semana Aberta já está sendo programada e provavelmente acontecerá durante a Mostra Universitária de 2019. “A 24ª Semana Aberta acontecerá no ano em que a universidade completará o seu cinquentenário e a pedido da reitora, Cleuza Sobral Dias, estão sendo debatidas novas propostas, novidades, que serão apresentadas na próxima edição a fim de marcar o aniversário da FURG ”, finalizou Luz.  

 

Fotos: Daniel Correa

 

Assunto: Arquivo