Divulgada a previsão climática para outubro

A meteorologista Eliana Klering, do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, divulgou a previsão climática para o mês de outubro de 2018.

Durante o mês de outubro a média histórica de chuva varia entre 78,7 e 250mm no Estado do Rio Grande do Sul. Para o município de Rio Grande a média histórica de precipitação é de 98,1mm. Devido ao menor número de passagens de frentes frias pelo estado as temperaturas aumentam gradativamente, variando em média entre 13,6°C e 23,8°C. Para Rio Grande a média histórica da temperatura do ar, no mês de outubro, varia entre 14,5 e 21,8°C.

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) do Oceano Pacífico Equatorial continua apresentando aumento gradativo e mantém-se a tendência de ocorrência do fenômeno El Niño durante o próximo verão.  No oceano Atlântico Subtropical as variações de TSM continuam apresentando tendência de aquecimento entre o litoral da região sudeste do Brasil e litoral norte da Argentina. Este cenário aponta para um provável aumento da umidade na região sul do País.                                                                                                                 

Segundo a análise, nesse contexto, grande parte dos modelos de previsão climática aponta para um cenário de precipitação acima da média em grande parte do Rio Grande do Sul. Pelas projeções do modelo estatístico do CPPMet/UFPel, para Rio Grande, São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha e parte do município de Santa Vitória do Palmar deverão ocorrer chuvas acima da média histórica (acréscimos entre 50 e 85mm). Com relação às temperaturas, estas devem apresentar valores próximos ou acima da média histórica em todo o Estado.

Arquivos

Confira a previsão

 

Assunto: Arquivo