Secretários da FURG participam do 9º. Consub em São Paulo

Uma delegação de secretários da FURG participou do 9º. Congresso de Secretários das Universidades Brasileiras (Consub), no Auditório da Universidade Nove de Julho (Uninove), em São Paulo, de 26 a 28 de setembro. Organizado pela Universidade Federal de São Paulo, o evento teve como tema Gestão, Inovação e Tecnologia para o Trabalho do Secretário. 

No primeiro dia, o grupo de representantes da FURG participou da confraternização de abertura do Congresso, que contou com a apresentação do coral da USP XI de Agosto. Na quinta-feira, 27, assistiram, pela manhã, à palestra “Pensamento Computacional e Escolhas Profissionais”, com o professor Walter Teixeira Lima Júnior, pesquisador interdisciplinar em Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva. Em seguida, assistiram à palestra “Inovação e Tecnologia, novas ferramentas para otimização do trabalho do secretário”, proferida por Tatiana Patrícia Farias da Cruz, gerente do Laboratório de Telemedicina da Unifesp/HU-HSP. Tatiana tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Análise de Sistemas. No período da tarde os participantes acompanharam a palestra da psicóloga Denise Pará Diniz, “Estilo de Vida: Saúde e Trabalho”. Ao encerrar as atividades deste dia, o grupo assistiu à palestra da professora e escritora Manuela Rodriguez, do Paraná, intitulada “Comunicação Verbal e Escrita”.

Na quinta-feira, 28, a comitiva da FURG assistiu também a quatro palestras. Pela manhã, “Design Thinking”, com o designer e professor Fábio Silveira, responsável pelo desenvolvimento, junto com a IDEO, so projeto Design Thinking para Educadores no Brasil. Na sequência, presenciaram a apresentação da professora e escritora Sylvia Ignácio da Costa, “Etiqueta, Cerimonial e Protocolo”.

Pela tarde, ocorreu a palestra “Mindfulness e a arte da plena atenção no trabalho”, com o pesquisador e especialista em mindfulness Marcelo Csermak Garcia. A palestra final do evento foi “Saúde pela alimentação e prática de exercícios”, com o médico esportivo Paulo Cavalcante Muzy, responsável pela International Federation of Bodybuilding no Brasil.

Ao final do evento, ocorreu a premiação dos trabalhos premiados e sorteio de brindes. Os participantes foram informados que, infelizmente, não foi apresentada nenhuma instituição para sediar o próximo congresso em 2020, o que será resolvido posteriormente pelo Fórum do Consub. Cabe destacar que a delegação da FURG, apesar de ter sido bem menor em relação à participação no evento de 2014, quando compareceram em torno de 40 técnicos, foi bastante representativa nesta edição de 2018, tendo em vista a grande importância do Consub para o crescimento profissional e aprimoramento desta categoria. O evento contou com a presença de 391 delegados de universidades federais, universidades particulares, institutos federais de educação e outras instituições ligadas à educação superior.

 

Assunto: Arquivo