Abertura da 17ª MPU destaca a extensão na FURG

Com o tema Extensão Universitária: Fazeres e Saberes Populares, a  17ª Mostra da Produção Universitária (MPU) da FURG iniciou suas atividades nesta segunda-feira, 1º. A cerimônia de abertura da Mostra enfatizou o trabalho da FURG na extensão e homenageou a técnica administrativa em educação, Lúcia Nobre, pelo seu comprometimento e dedicação na luta pela transformação social através da extensão universitária.

A cerimônia iniciou com a fala da coordenadora da Comissão Executiva da 17ª MPU, Carla Amorim, que enfatizou a união do grupo organizador do evento quanto à preocupação em proporcionar neste espaço uma troca de saberes e fazeres populares. “Ao longo de toda a Mostra serão apresentadas, através de oficinas, trabalhos e mostras, as intervenções culturais, esses fazeres e saberes populares que são a base de todo o saber, de toda a produção de conhecimento que é a missão da nossa universidade”, explicou.

A reitora, Cleuza Sobral Dias, falou que neste ano a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) foi à responsável pela Mostra, e que o trabalho da equipe superou todos os desafios vivenciados. “Conseguimos proporcionar um evento diferenciado com mais de mil inscritos e que marcará uma época na FURG” afirmou. Após a reitora referiu-se a trajetória da homenageada da 17ª MPU,  a técnica em educação, Lucia Regina Nobre, que foi voltada para a melhoria da sociedade, das comunidades que precisam de atenção, apoio, para que possam exercer sua cidadania com respeito e com reconhecimento da sociedade. “Esta homenagem é tua Lúcia, na universidade desenvolvesse todo um trabalho reconhecido na extensão e que se destaca por melhorar a vida de tantas comunidades. Com o teu conhecimento e ideais, sonhos e projetos, fizesse a diferença para a extensão na FURG” frisou. Após a reitora entregou a placa de reconhecimento a homenageada.

Por sua vez, a homenageada Lúcia Nobre agradeceu o amparo de sua família em sua caminhada, de suas amigas e colegas. “Venho para a FURG redistribuída da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e me reconstruo aqui com 21 anos de FURG. Lutar por uma universidade pública, gratuita, de qualidade, e com referência social sempre foi pauta do meu sindicato, a Aptafurg”, comentou. A técnica ainda frisou que trabalhar no Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese) traduz a ela o papel da universidade pública e a possibilidade uma economia viável.

Já o pró-reitor de Extensão e Cultura (Proexc), Daniel Porciúncula Prado, ressaltou a relevância da MPU para a FURG. “Por ser o evento que reúne de forma transversal todas as unidades administrativas e acadêmicas, a MPU neste ano apresenta o trabalho na extensão comunitária refletindo a sua defesa pela diversidade e pluralidade e também se colocando ao lado dos que mais precisam”, comentou.

A homenagem a Lucia Nobre também foi destacada pelo prefeito Municipal Alexandre Lindenmeyer. “O tema dessa Mostra e a luta da Lucia se reflete a um número significativo de pessoas que representam o mesmo segmento de atuação em prol dos saberes populares, enaltecendo a vida em comunidade a fim de valorizar as nossas diversidades culturais”, frisou.

Os representantes da cooperativa de reciclagem em defesa do meio ambiente Santa Rita também homenagearam Lucia.

Participaram do evento a diretora de avaliação e desenvolvimento da graduação, Cibele da Rocha Martins, representando o pró-reitor de graduação (Prograd), Renato Duro Dias e o pró-reitor de pesquisa e pós graduação (Propesp), Eduardo Resende Secchi.

Homenageada 17ª MPU

A homenageada nesta 17ª MPU é a técnica administrativa em Educação, Lucia Regina Nobre, que é coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese). Conhecida por ser uma mulher forte, questionadora e determinada em defender seus ideais, Lucia atua desde 2010 em propostas ligadas ao Nudese coordenando projetos que integram ensino, pesquisa e extensão e que envolvem a economia popular solidária e o cooperativismo junto a grupos de pescadores,artesãos e catadores entre outros atendidos pelo Núcleo.

 

 

 

Assunto: Arquivo