FURG divulga previsão climática para a primavera 2018

No último sábado, 22, às 22h54min começou a primavera no Hemisfério Sul do planeta. No Estado do Rio Grande do Sul, esta estação de transição tem como características principais a diminuição da frequência de avanço de massas de ar frio de origem polar, o aumento da duração do dia solar e o aumento gradual da temperatura do ar. Nesta estação, também, se intensifica a ação dos complexos convectivos de mesoescala (CCMs). Estes sistemas meteorológicos se caracterizam pelas chuvas intensas em curtos períodos de tempo e pela ocorrência de tempestades de raios. 

Durante a primavera a média histórica de temperatura do ar no Estado Rio Grande do Sul varia em torno dos 20,4°C e em Rio Grande os valores médios são de aproximadamente 20°C. Com relação às chuvas, no Estado a média histórica é de 370mm e em Rio Grande é de 305mm (1961-90 Inmet). 

Nos próximos meses há tendência de retorno do fenômeno El Niño indicando um possível cenário de chuva acima da média em toda a região Sul do País. Neste contexto, a previsão climática para a primavera aponta para chuvas acima da média no Rio Grande do Sul . Em Rio Grande os acréscimos com relação à média histórica deve ser de aproximadamente 50mm. Já no que se refere às temperaturas, estas devem apresentar valores bem próximos a média histórico tanto no Estado como em Rio Grande. 

 

Assunto: Arquivo