FURG institui comissão especial para aprimoramento do estatuto e regimento geral

O reitor em exercício e presidente do Conselho Universitário (Consun), Danilo Giroldo, instituiu na última sexta-feira, 14, a Comissão Especial para Elaboração de Diagnóstico e Proposição de Metodologia para Aprimoramento do Estatuto e Regimento Geral. A reunião ocorreu na sala de reuniões da reitoria.

O objetivo do grupo é elaborar um relatório diagnóstico sobre o atual Estatuto e Regimento Geral da FURG, promover espaços de discussão com a comunidade universitária, e apresentar a metodologia para aprimoramento do Estatuto e Regimento Geral da FURG ao Consun.

A comissão irá considerar três dimensões analíticas. A primeira delas é a universidade multicampi, onde será analisada a inserção dos campi fora da sede nos regulamentos, visando à ampliação da sua representatividade e a aprimoração de sua organização acadêmica e administrativa. A integração acadêmica é outra linha de trabalho a ser abordada, com a análise das perspectivas de integração acadêmica, buscando incentivar as relações entre as unidades acadêmicas e seus cursos, por meio de revisão ou criação de dispositivos específicos a serem definidos nos regulamentos. O último fator é a estrutura deliberativa, onde serão analisados a estrutura e funcionamento dos Conselhos Superiores e das unidades acadêmicas, visando aprimorar a tomada de decisões na universidade.

Para tratar a resolução, a comissão é composta por cinco diretores de unidades acadêmicas e um diretor de campus fora da sede, escolhidos por seus pares; seis representantes indicados pelo Consun, sendo dois discentes, dois docentes e dois técnicos administrativos em Educação; e três representantes da reitoria escolhidos pela reitora.

“É uma comissão relativamente grande, e será bom trabalhar em subcomissões. A ideia é trabalhar com qualidade e deixar um documento revisado e aprovado até o final de 2019”, antecipou o professor Giroldo.

O grupo ficou assim constituído: Danilo Giroldo (vice-reitor), Mozart Tavares Filho (Proplad), Renato Duro Dias (Prograd), Cezar Augusto Burkert Bastos (diretor da EE), Silvia Silva da Costa Botelho (diretora do C3), Maria Renato Alonso Mota (diretora do IE), Elaine Nogueira da Silva (diretora do ILA), Obirajara Rodrigues (diretor da Famed), Fabiane Simioni (diretora do Campus Santa Vitória do Palmar), Ana Furlong Antochevis (TAE), Vitor da Silva dos Santos (TAE), Fabiane Binsfeld dos Santos (docente), Fabiane Pianowski (docente), Guilherme Savi Farina (discente) e Tanira Mariza Coutinho Leal (discente). A comissão terá o prazo de seis meses, a contar de sua aprovação pelo Conselho Universitário. 

 

Fotos: Fernando Halal

 

Assunto: Arquivo