Encontro Inicial do Pibid aconteceu no Cidec-Sul na última quinta-feira, 6

Ocorreu, no último dia 6, o Encontro Inicial do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no Cidec-Sul da FURG. O evento contou com a presença dos alunos, coordenadores das licenciaturas da universidade e também com professores supervisores da rede básica de ensino. A FURG participa do Pibid desde 2007 e busca no programa a qualificação na formação de seus docentes. 

O evento contou com rodas de conversa que proporcionaram depoimentos de professores e licenciandos sobre os movimentos experimentados pelo Pibid, e tratou de assuntos referentes à importância da escrita na formação de professores e os elementos do programa que potencializam a docência.

Participaram do Encontro a coordenadora institucional Elaine Corrêa, a pró-reitora em exercício Sibele da Rocha Martins, a coordenadora da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Janete Cardoso Pinto e também a gerente pedagógica da Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd), Débora Carvalho de Oliveira. A coordenadora de área, Cláudia Cousin, também esteve presente. 

O projeto "Práticas Educativas em Rodas de Formação acadêmico-profissional de Professores", aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entrou em vigor em agosto. O Projeto possui licenciaturas contempladas no Campus Carreiros além dos polos EaD de Novo Hamburgo, Santa Vitória do Palmar  e dos os campi de São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha da FURG.

O Pibid

A FURG participa do programa desde 2007, com a intenção de qualificar a formação de professores de nossa instituição numa aproximação com a educação básica. O Pibid fundamenta-se no princípio teórico da aprendizagem e do gosto pela docência na estreita relação com as escolas, locais de atuação profissional, e com os professores em exercício. A universidade sempre esteve envolvida em ações que buscam qualificar a formação de professores nos cursos de licenciatura e essa premissa, ao longo dos anos, tem se intensificado através da busca pelo fortalecimento do preparo para o exercício profissional da docência.

 

 

 

Galeria

Assunto: Arquivo