Psicóloga da FURG realiza atividades de capacitação na UFPI

A psicóloga da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Cynthia Castiel Menda, do Campus Santo Antônio da Patrulha da FURG, esteve na Universidade Federal do Piauí (UFPI), nos dias 24 a 31 de agosto, para ministrar o curso de capacitação "Intervenção em Crise na Assistência Estudantil", a convite da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) da UFPI.

A capacitação foi destinada aos servidores técnicos da Praec e contou com a participação de psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, dentistas e pedagogos que atuam nos serviços da Pró-reitoria e em núcleos como o de Acessibilidade e de Assistência Estudantil, além de servidores do instituto Federal do Piauí (IFPI). O curso teve a carga horária de 30 horas e buscou proporcionar reflexões teóricas e práticas sobre o cotidiano da assistência estudantil das instituições de ensino superior (IEs) e trazer aportes teóricos que auxiliem na construção de métodos e técnicas específicas para os serviços de atendimento ao estudante oferecido pela universidade.

Além desta atividade, a psicóloga participou da Calourada 2018.2 da UFPI, realizando a Oficina Entrei na Universidade, e Agora - Desafios da Vida Universitária, de uma roda de conversa com coordenadores de curso e docentes da Universidade com o tema "Saúde mental na sala de Aula: ações preventivas e encaminhamentos" e da Semana Acadêmica da Psicologia na Faculdade Facid Wyden em Teresina, onde ministrou a palestra "Intervenção da Psicologia Escolar na Universidade".

Segundo a servidora, a troca de vivências na Assistência Estudantil é muito importante para a construção dos serviços voltados aos estudantes universitários. “Os nossos desafios diários são muito complexos e desafiadores. O espaço de reflexão da práxis com outras realidades nos leva a novas ideias e possibilidades", explica.

 

Galeria

Assunto: Arquivo