Coletivo Feminista Dandaras participa do 19º Endipe, na Bahia

Estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, do Campus São Lourenço do Sul, estão representando o Coletivo Feminista Dandaras no 19º Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (Endipe) em Salvador, na Bahia. O encontro tem como tema o enfrentamento às abordagens teóricas e desafios políticos da atualidade.

Para participarem do evento, as estudantes voluntárias do Coletivo Dandaras organizaram brechó, caldo beneficente e outras atividades para arrecadar fundos. No Endipe, as alunas participaram apresentando trabalho sobre Mulheres, Feminismos e Educação, que apresenta algumas práticas de ensino que o grupo vem desenvolvendo, tanto em espaços formais de educação como não-formais e ministrando oficinas feministas, de bonecas negras, de reaproveitamento de garrafas e atividades com estêncil. As estudantes Adriana da Silva Ferreira, Janine Gomes, Valéria Meyer, Daiane Azevedo e Vera Timm, junto com a professora Graziela Rinaldi da Rosa, ressaltam a autonomia e o protagonismo estudantil, enfatizando a importância dos coletivos para que as estudantes qualifiquem a formação docente e potencializem sua liderança.

O Coletivo está alinhado a uma perspectiva feminista, que busca sua origem no movimento social, filosófico e político que luta pelos direitos das mulheres. Tem como objetivo buscar direitos iguais em uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões opressores patriarcais, baseados em normas de gênero. O Coletivo Dandaras busca dialogar com os diversos movimentos, teorias e filosofias que advogam pela igualdade entre homens e mulheres, além de promover os direitos das mulheres e seus interesses. O Coletivo contribui para que as mulheres possam lutar por seus direitos, saúde e por um bem viver de qualidade.

 

Galeria

Assunto: Arquivo