Divulgada previsão climática para o mês de setembro

O Instituto de Oceanografia (IO) através da meteorologista Eliana Klering, informa que no mês de setembro chove entre 85,5 e 192,4mm no Estado do Rio Grande do Sul. Para Rio Grande, a média histórica de precipitação é de 113,6mm. No que se refere às temperaturas, a média histórica das mínimas fica próxima a 10,9°C na maior parte do Estado, e a média das máximas próximas a 21,0°C. Em Rio Grande a média histórica de temperatura é de 15,0°C (INMET 1981-2010). 

A condição de neutralidade da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) ainda permanece no oceano Pacífico Equatorial Central. Entretanto, observa-se gradativo aumento das anomalias positivas o que indica tendência de configuração de um novo evento de El Niño nos próximos meses. No oceano Atlântico Subtropical as variações de TSM apresentam tendência de aquecimento entre o litoral da região Sudeste do Brasil e Litoral Norte da Argentina. 

Neste contexto, segundo as projeções do modelo estatístico do CPPMet/UFPel, espera-se que os acumulados de chuva fiquem acima da média histórica em todo o Rio Grande do Sul. Em Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, os acréscimos de chuva, com relação à média histórica, devem apresentar valores entre 25 e 50mm. Já em São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha são previstos acréscimos entre 50 e 85mm com relação à média. Quanto às temperaturas, conforme o modelo CFSv2/CPC/NOAA (Figura 2), estas devem ficar acima da média climatológica em todo o Rio Grande do Sul (aumento entre 0,5 e 2°C). 

 

Assunto: Arquivo