Programa internacional voltado para docentes abre convocatória

Reinter - Secretaria de Relações Internacionais

O Programa Escala Docente (PED), organizado pela Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), oficialmente abre a sua convocatória para a edição de 2019. De 29 de agosto a 29 de outubro, a iniciativa receberá inscrições advindas das universidades membro. O projeto tem como objetivo fortalecer as relações acadêmicas e impulsionar a apresentação de projetos conjuntos de pesquisa internacional. 

Quanto à elegibilidade, estas são definidas por cada universidade e, posteriormente postuladas, devem ter como destino outra instituição participante a qual oferece uma vaga de interesse para o docente em questão. Para isso, a Reinter fará o papel de intermediação entre os interessados e os possíveis destinos, negociando as oportunidades de vagas ofertadas durante o processo de mobilidade oferecido pelo programa e pelo edital interno. 

O programa Escala Docente dispõe de propostas em seu plano de atuação que podem incluir atividades de pós-graduação, assistência técnico-científica, consolidação de novas áreas disciplinares, apoio à formação de docentes e atividades de gestão e política universitária. 

Segundo informações obtidas através do próprio portal online do programa, o Escala Docentes tem sido avaliado positivamente pelos participantes e organizadores, uma vez que propõe uma forma de gerar novos vínculos acadêmicos entre as universidades e profissionais participantes. Por consequência desta interação e, também, por consequência do compromisso das instituições tem acontecido uma crescente no número de vagas ofertadas, superando a expectativa inicial da convocação, ultrapassando a quantia de 400 vagas. 

Como supracitado, o edital de participação e inscrição para o programa está a cargo das universidades membro. Dito isto, a Reinter se encontra atualmente trabalhando na finalização destes documentos, em ordem de organizar um processo seletivo respeitoso e confluente com os interesses, necessidades e disposições gerais da FURG e, em breve, disponibilizará o documento no site oficial da secretaria, acessível através do link: http://www.reinter.furg.br. 

 

Assunto: Arquivo