Psicólogas da Prae apresentam trabalho sobre Acolhida Cidadã

Psicólogas da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) nos campi Santo Antônio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul, Cynthia Menda, Jaciana Araujo e Larissa Pacheco, participaram do Encontro Gaúcho de Psicologia, realizado pelo Conselho Regional de Psicologia.

Na ocasião, as profissionais apresentaram o trabalho “Acolhida Cidadã: uma possibilidade de prevenção em saúde mental na universidade”, que teve como objetivo relatar experiências das profissionais de psicologia escolar que resultaram exitosas na recepção e acolhimento dos ingressantes nos anos de 2017 e 2018 no âmbito do Programa Acolhida Cidadã nos três campi da FURG, localizados fora da sede principal.

As psicólogas acreditam que as ações do programa têm sido momentos fundamentais na prevenção em saúde mental para os alunos ingressantes. De acordo com Cynthia, Jaciana e Larissa, nota-se que as atividades criam um vínculo inicial com os serviços de psicologia escolar, facilitando a integração dos alunos à comunidade local, pois muitos vêm de outros municípios ou estados. Igualmente, aproxima os ingressantes uns dos outros, diminui a ansiedade advinda da nova situação de universitário e confere uma dimensão mais realista sobre o que podem esperar dessa nova fase da vida. Assim, o Programa se constitui numa possibilidade de prevenção em saúde mental, pois viabiliza o compartilhamento de expectativas e angústias dos novos universitários.  As psicólogas afirmam que, além disto, o programa proporciona o conhecimento dos serviços oferecidos pela instituição e a preparação para a nova rotina, através das oficinas e demais atividades.

 

Galeria

Assunto: Arquivo