CCMar comemora dez anos com inauguração de movelaria e navio-escola

Uma grande cerimônia marcou a passagem dos dez anos do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar) na tarde desta segunda-feira, 20. Na sede da instituição, a reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, participou da inauguração do navio-escola Anunciada e da Movelaria Escola, espaço que ensinará técnicas de construção de móveis a jovens da comunidade. O evento coincidiu com o aniversário de 49 anos da universidade. 

A tarde festiva teve início com a apresentação da Banda do 5º Distrito Naval. Em, seguida, o professor e idealizador do CCMar, Lauro Barcellos, relembrou a trajetória da instituição. “Esta é uma oportunidade de humanizar e empoderar a juventude”, disse. “Nossa escola foi desenvolvida em prol da juventude, desde o momento em que pensamos em criá-la”. 

“Nesses dez anos do CCMar, é uma grande honra e orgulho presenciar esta que é uma das funções mais importantes de uma universidade para a sociedade: o trabalho de extensão, ensino e formação. São jovens que vêm aqui buscar novas oportunidades para a realização de seus sonhos”, disse a reitora em sua fala. “Esta nova embarcação terá também a nobre missão de formar novas gerações com a consciência marítima que é característica do nosso município”, completou a professora Cleuza. Após os discursos, o professor e a reitora inauguraram oficialmente o navio-escola Anunciada. 

Na oportunidade, foi lançado ainda o projeto Marinheiro por um Dia, um acordo de cooperação entre o CCMar e o Comando do 5º Distrito Naval. Cerca de 15 jovens terão a oportunidade de conhecer, quinzenalmente, atividades navais e outros assuntos referentes à Marinha do Brasil. 

O outro novo espaço do CCMar foi apresentado ao público no final da tarde: a Movelaria Escola receberá jovens que aprenderão técnicas de construção de móveis. Todos os utensílios construídos serão destinados ao Hospital Universitário (HU-FURG). 

Também estiveram presentes na solenidade o vice-reitor, Danilo Giroldo, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, o prefeito Alexandre Lindenmeyer, secretários e secretárias do Executivo Municipal, a Procuradora da República, Anelise Becker, o Comandante do 6º GAC, Tenente-Coronel Rafael Barros, o Comandante do 5° Distrito Naval, vice-almirante José Renato de Oliveira, e o diretor do Senac, Thiago Hartmann, entre outras autoridades. 

 

A embarcação

O barco-escola Anunciada tem 20 metros de comprimento, seis metros de boca, velocidade de oito nós e capacidade para 39 tripulantes. Apreendida por praticar pesca ilegal, a embarcação foi doada à FURG pelo Ibama, Justiça Federal e Ministério Público Federal. O trabalho de restauro levou sete anos, sob a coordenação do engenheiro José Vernetti, do Estaleiro Escola do Centro de Convívio Meninos do Mar. 

 

Fotos: Fernando Halal

 

Assunto: Arquivo