FURG entrega Ciências do Mar II à UFMA

Na última terça-feira, 14, a reitora da FURG, Cleuza Dias, assinou o termo de doação do laboratório flutuante Ciências do Mar II à Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A cerimônia de entrega do navio ocorreu na Base da Capitania dos Portos, na Ponta da Espera, em João Pessoa. Na solenidade que reuniu mais de 350 autoridades da região, estavam presentes a reitora da UFMA, Nair Portela, e o ministro da Educação, Rossieli Soares.

Segundo dos quatro navios fabricados no projeto coordenado pela FURG e financiado pelo Ministério da Educação (MEC) a ser entregue à universidade gestora, o Ciências do Mar II beneficiará alunos e professores das instituições da região Norte do Brasil, além do Maranhão e do Piauí.

As próximas embarcações a serem concluídas, Ciências do Mar III e IV, ficarão sob responsabilidade da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), contemplando cursos das regiões sudeste e nordeste. O Ciências do Mar I, incorporado à frota da FURG em agosto de 2017, tem capacidade de receber por ano mais de 500 estudantes de nove cursos e de oito universidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Quando todos os navios estiverem em operação, no total serão atendidos estudantes de pelo menos 40 cursos de graduação de 36 universidades federais, estaduais e privadas distribuídas por 18 estados brasileiros.

Crédito fotos: Andifes

 

Galeria

Assunto: Arquivo