Divulgada previsão climática para agosto

A meteorologista Eliana Klering, do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, divulgou a previsão climática para o mês de agosto de 2018.

Historicamente, no Estado do Rio Grande do Sul, no mês de agosto, chove em média entre 47,8 e 148,9mm. Para o município de Rio Grande, a média histórica de precipitação neste mês é de 122,1mm. No que se refere às temperaturas médias, estas costumam variar entre 11,7 e 16,7°C no Estado. Em Rio Grande, as temperaturas mínimas são, em média, de 10,2°C e as máximas ficam em torno de 18,3°C (INMET 1981-2010).

A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) no Pacífico Equatorial Central mantém-se na condição de neutralidade quanto à ocorrência de El Niño/La Niña. Mantém-se, também, o indicativo de retorno das condições de El Niño durante o verão de 2018-2019 (probabilidade de ocorrência entre 65 e 70%). As anomalias positivas de TSM permanecem no Atlântico Subtropical, principalmente na costa do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, e, podem vir a favorecer o desvio dos sistemas frontais.

Dessa forma, grande parte dos modelos climáticos aponta para um cenário de precipitação pluvial próximo da média histórica em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com exceção da região noroeste do Estado. Quanto às temperaturas, estas, também, devem manter-se próximas às médias histórias em todo o Rio Grande do Sul no mês de agosto.

 

Assunto: Arquivo