PET FURG no XXIII Enapet

Na última semana (de 15 a 20 de julho), os/as PETianos/as da FURG participaram do Encontro Nacional do Programa de Educação Tutorial (XXIII Enapet). 

O Enapet ocorre anualmente, alternando-se entre as regiões do país. Neste ano, a região Sudeste sediou o evento na Unicamp, em Campinas/SP, reunindo mais de 1500 participantes entre discentes e docentes de diversas universidades brasileiras.  Durante o evento, organizado em Grupos de Discussão Temática (GDT) e encontro por áreas, são discutidos aspectos legais que regem o programa, bem como questões políticas e sociais do meio acadêmico. As discussões são estruturadas e, ao final, são sistematizados os encaminhamentos para serem votados na Assembleia. Durante esses dias, em vários espaços são discutidos direitos e deveres dos/as PETianos/as, bem como são organizadas ações que estimulem espírito crítico e a formação cidadã. Durante as apresentações de comunicações orais e banners (veja temas em: https://enapet2018.com.br/trabalhos/divisao-oral/ e https://enapet2018.com.br/trabalhos/divisao-banner/), são compartilhadas experiências de atividades realizadas por cada grupo, enriquecendo a formação acadêmica. Nos dois últimos dias foram votados os mais de 60 encaminhamentos oriundos dos GDTs e Encontro por Atividade (EA). Durante a Assembleia, discentes e docentes são estimulados a defender os encaminhamentos dos GDTs e EA que participaram. É um grande momento de aprendizado de democracia, respeito às diferenças e opiniões divergentes, onde busca-se um consenso, resultando nos encaminhamentos que serão levados ao MEC/SeSu para garantir a continuidade do programa, criado no final da década de 70 e que teve uma grande expansão em 2010 e 2013. Atualmente, são 842 grupos distribuídos em diversas universidades. 

Nesse XXIII Enapet, os/as PETianos/as dos grupos PET C3 – Rita Alamino; PET Conexões de Saberes da Educação Popular e Saberes Acadêmicos – Gabriel Silva, Afonso Castro e Agda Balduino; PET Engenharia Civil – Eduardo Bortoluzzi e Juan Gerez e PET Psicologia – Diênifer Kaus, Letícia Coutinho e a Tutora Profª. Marilene Zimmer representaram a FURG. Os trabalhos possibilitaram ainda, compartilhar conhecimento e experiências junto a centenas de outros que também desenvolvem ações a partir do princípio da indissociabilidade da tríade PETiana (ensino, pesquisa e extensão). No próximo, ano o XXII SulPET – encontro dos grupos da região sul (RS, SC e PR) acontecerá na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o XXIV Enapet será em Natal/RN, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esperamos que esforços sejam reunidos para que um número maior de PETianos/as (discentes e docentes) da FURG possam participar dos eventos. 

 

Assunto: Arquivo