Aluna do Instituto de Oceanografia recebe prêmio em evento internacional

A aluna Elisa Seyboth, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Oceanografia Biológica, do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG,  teve sua pesquisa destacada durante a conferência Polar 2018 realizada em Davos, Suíça. O evento aconteceu de 19 a 23 de junho.

Elisa recebeu o prêmio de melhor trabalho entre os estudantes da América do Sul com o trabalho intitulado "Isotopic-based warming effects on the northern Antarctic Peninsula ecosystem". O objetivo de sua pesquisa foi permitir comparações espaciais e temporais do fluxo de matéria na cadeia trófica marinha no norte da Península Antártica.  Foram utilizadas amostras de três grupos biológicos: o fitoplâncton (microalgas) e zooplâncton e três espécies de baleias. As diferenças encontradas,  bem como a correlação entre o predomínio de diatomáceas e criptófitas nas amostras e os valores de isótopos de carbono, são resultantes de condições ambientais contrastantes entre as áreas e períodos amostrados.

O trabalho completo,  com o título "Isotopic evidence of the effect of warming on the northen Antartic Peninsula ecosystem" foi publicado no Volume Especial comemorativo aos 15 anos do Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (Goal) do IO-FURG na revista Deep Sea Research Part II em 2018.

A aluna Elisa Seyboth é orientada pelos professores Eduardo Secchi e Luciano Dalla Rosa. É também representante do Brasil na Association of Polar Early Carreer Scientists (Apecs) e na comitiva brasileira do Comitê Científico da Convention for the Conservation of Antarctic Marine Living Resources (CCAMLR).

 

Galeria

Assunto: Arquivo