Esantar recebe visita do secretário da Cirm

A Estação de Apoio Antártico (Esantar) da FURG recebeu a visita do secretário da Comissão Interministerial para Recursos do Mar (Cirm), o contra-almirante Sergio Gago Guida, no último sábado, 30. O secretário, que retornava do continente antártico, chegou na sexta-feira, 29, ao aeroporto de Pelotas e foi convidado pela reitora Cleuza Sobral Dias para visitar a FURG, conhecendo as instalações da Esantar, no Campus Carreiros.

Na visita, o contra-almirante se disse satisfeito com as instalações e com o trabalho da Esantar. Destacou a importância da Estação para o Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e reafirmou o apoio da Cirm aos projetos da FURG. “Os relevantes trabalhos desenvolvidos pela Esantar e a condição indispensável dessa parceria entre universidade e Cirm fazem com que os resultados históricos dessa colaboração se perpetuem”, explicou. Guida também enalteceu a importância da condição logística da Esantar no cumprimento dos interesses do programa antártico.

Na oportunidade, a reitora da FURG destacou que a Esantar é para a universidade mais que uma estação de apoio as expedições, mas um espaço que reforça a vocação da FURG. A Estação também oportuniza uma formação marítima para os estudantes da rede básica através de visitas e palestras. “Além de conhecer o espaço, os alunos têm contato com a importância do desenvolvimento das pesquisas no continente antártico”, ressaltou Cleuza.

Na oportunidade, o contra-almirante também visitou o Complexo de Museus e Centros Associados da universidade. Acompanharam a visita do secretário a reitora Cleuza Sobral Dias, o vice-almirante do 5º Distrito Naval, José Renato de Oliveira, o diretor da Esantar, Paulo Roberto da Silva Munhoz, o diretor do Complexo de Museus e Centros Associados da FURG, Lauro Barcellos, e o coordenador de Apoio Antártico, Roberto Bastos.

 

Assunto: Arquivo