Programa de Pesquisa Ecológica em Longa Duração abre seleção para bolsistas

O programa Pesquisa Ecológica em Longa Duração (Peld) da FURG, que abrange o estuário da Lagoa dos Patos e Costa Adjacente, divulgou na terça-feira, 12, o edital para seleção de bolsistas. Interessados devem enviar uma breve carta de apresentação explanando sua experiência prévia com atividades de pesquisa e o link para seu currículo Lattes para o e-mail peld.riogrande@gmail.com até o dia 30 de junho.

As duas bolsas têm duração de 12 meses, renováveis mediante apresentação e aprovação de relatório anual, podendo ser estendidas por períodos máximos distintos (36 e 29 meses). A distribuição das bolsas será feita de acordo com a classificação dos candidatos, cabendo ao primeiro colocado o maior tempo de bolsa (36 meses).

Mais informações sobre documentos para inscrição e requisitos estão disponíveis no edital.

Sobre o programa

O sítio 8 do Programa Ecológico de Longa Duração (PELD) (MCTI-CNPq) abrange o estuário da Lagoa dos Patos (ELP) e região costeira adjacente. Este ambiente é estudado desde o final do século 19, e com amostragens frequentes e intermitentes (horária, diária, mensal, sazonal, mensal, anual e inter-anual) desde 1979, formando uma das mais longas séries temporais contínuas em ambiente estuarino no Brasil, com mais de 30 anos de dados bióticos e abióticos. Estabelecido em 1998, o PELD-ELPA objetiva avaliar as variações na biota estuarina e costeira, em resposta à mudanças climatológicas e hidrológicas de longo prazo, assim como as causadas pela interferência humana. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site http://www.peld.furg.br/.

Arquivos

Confira o edital

 

Assunto: Arquivo