FURG, Prefeitura de São José do Norte e EBR assinam contrato de Plano de Manejo Revis

A FURG, a Prefeitura Municipal de São José do Norte e a EBR Estaleiros do Brasil realizaram a assinatura do Plano de Manejo para o Refúgio da Vida Silvestre (Revis), do Molhe Leste da Barra do Rio Grande, em São José do Norte, na quinta-feira, 7. O projeto será executado pela universidade e tem como objetivo organizar o crescimento e viabilizar as maneiras de regularização do local. Trata-se de exigência imposta pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

A reitora Cleuza Dias manifestou a satisfação da FURG em participar desse acordo que possibilita o desenvolvimento do município vizinho. Mencionou também o envolvimento da universidade, do executivo e de empresas para o processo de crescimento da região nortense. “Os encaminhamentos para a realização dessa parceria estão muito ligados aos professores do Campus São Lourenço, da FURG, e da própria vocação da universidade, que é voltada aos ecossistemas costeiros e oceânicos e toda a questão ambiental que faz parte da nossa história”, avaliou.

O professor do campus São Lourenço do Sul e coordenador da proposta, Eduardo Dias Forneck, recordou o início do projeto em 2015 e como foi o processo de estruturação. “Para nós da gestão ambiental esse projeto é de suma importância, já que vincula a pesquisa e a extensão, além das demandas do município, com a criação de uma unidade de conservação de mamíferos e aves marinhas”, explicou.

A prefeita de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig, ressaltou que a universidade é responsável por projetos de grande magnitude para o município de São José do Norte, tanto em relação a planejamento quanto à organização social. “Estou lutando por esse plano desde a época em que atuava como vereadora. Enxergo naquele local um grande potencial para trabalhar a educação ambiental com os alunos, tornar o espaço atrativo e com uma estrutura sustentável. Esse plano vai construir de forma coletiva um regramento fundamental para o Molhe Leste”, disse.

De acordo com o gerente da EBR, Fernando Augusto Pritsch, a empresa tinha o interesse de aplicar recursos para a efetivação do plano. “A boa vontade por parte da prefeita, que mobilizou todas as equipes, fez com que a EBR conseguisse financiar e contribuir com essa ação como uma medida de compensação dos impactos causados na cidade“, afirmou.

O vice-reitor, Danilo Giroldo, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi, e o secretário de Meio Ambiente de São José do Norte, Danúbio Amorim Roing, também participaram do ato.

Fotos: Cíntia Dietrich

 

Galeria

Reunião de assinatura de contrato de Plano de Manejo Revis

Reunião de assinatura de contrato de Plano de Manejo Revis

Assunto: Arquivo