FURG celebra dez anos do curso de Arquivologia

Ao longo de três dias, a FURG comemora nesta semana os dez anos do curso de Arquivologia. O evento teve sua abertura na noite de segunda-feira, 4, no Cidec-Sul, Campus Carreiros. Acadêmicos do curso, egressos, professores, arquivistas e parceiros que ajudaram a construir a sua história participaram dessa primeira etapa de festividades.

A abertura contou com a presença da reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, e dos pró-reitores Renato Duro Dias (Graduação) e Daniel Porciúncula Prado (Extensão e Cultura). A reitora relembrou a importância do programa Reuni, que ajudou a ampliar, expandir e interiorizar as universidades públicas federais. “A FURG passou de 33 para 60 cursos de graduação, de 4 mil para 12 mil estudantes, além de ampliar o número de professores e técnicos. Dentro desses novos cursos, estava o de Arquivologia, que acabou movimentando a região pois foi pensado considerando a importância dessa profissão. É um curso muito jovem, e seu projeto pedagógico ainda está sendo consolidado”, ressaltou. “Foi um grande acerto, pois não apenas criamos o curso como também, a partir dessa reestruturação, também voltamos o foco para o nosso arquivo. Hoje somos uma das poucas universidades que têm um arquivo institucional com uma grande estrutura e um número significativo de arquivistas”, detalhou a professora Cleuza, que à época ocupava o cargo de pró-reitora de Graduação.

A Arquivologia da FURG teve significativas conquistas ao longo dessa primeira década de atividade. É o que defende uma das coordenadoras do evento comemorativo, a professora Luciana Souza de Brito, que carrega o título de docente com mais tempo de serviço no curso. “Foi criada uma especialização, que este ano forma sua primeira turma. Somos também o terceiro curso do Estado, logo após Porto Alegre e Santa Maria”, afirmou.

Para o atual coordenador do curso, professor Dhion Carlos Hedlund, as comemorações aos dez anos permitirão a criação de novas amizades e também o compartilhamento de conhecimentos acadêmicos, “afinal, o network fortalece também a nossa classe profissional”.

Nas palavras da diretora do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Derocina Alves Campos Sosa, a Arquivologia da FURG possui uma trajetória “de muitas conquistas, com um corpo docente que vem se qualificando a olhos vistos. A sociedade precisa não só guardar documentos e preservar a memória, mas fazer com que todos tenham acesso à informação e ao conhecimento”.

Entre os homenageados na abertura oficial, esteve a primeira coordenadora da Arquivologia da FURG, professora Carmen Schiavon. Após, o público acompanhou a palestra “A Arquivística e os Arquivistas no Século XXI”, com o arquivista Vanderlei Batista dos Santos.

A programação segue até quinta-feira, 6, sempre das 19h às 21h30 no Cidec-Sul. A programação do evento pode ser acessada aqui

 

Fotos: Cíntia Dietrich

 

Galeria

Assunto: Arquivo