PAIETS e Nós do Sul encerram atividades do curso popular de acesso à pós-graduação

Durante a semana passada, foi realizado no pavilhão 3 da FURG o Curso Popular de Acesso à Pós-Graduação, organizado pelo Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS) e o Nós do Sul – Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre identidades, currículos e culturas, ambos do Instituto de Educação.

A intenção foi desenvolver um processo formativo à camada popular para as etapas do processo seletivo de mestrado e doutorado na área de ciências humanas. O curso foi realizado entre os dias 14 e 18, com encontros presenciais e noturnos.

No primeiro dia de formação os acadêmicos puderam refletir sobre a “Identidade Popular e o acesso à pós-graduação: Pertencimento e Reconhecimento” mediado pelo Prof. Dr. Vilmar Alves Pereira e Prof. Dr. Márcio Rodrigo Vale Caetano. Entre as demais atividades, foi apresentada a palestra “A vida na pós-graduação: Desafios Permanentes de uma Ontologia Popular” pelas doutorandas Alana Pedruzzi (PPGEA) e Tamires Podewils (PPGEA). Na quarta-feira, a temática tratou do tema “Ser cotista na pós-graduação: a luta por reconhecimento” mediado pela pós-doutoranda Eliane Souza (PPGEA) e o mestrando Marcel Jardim Amaral (PPGEDU). Na quinta-feira, o Prof. Dr. Vilmar Alves Pereira e o Prof. Dr. Márcio Rodrigo Caetano dialogaram com o grupo sobre “O Projeto de Pesquisa: Significados no contexto das epistemologias populares”. A formação se encerrou na sexta-feira, abordando a temática “Documento de identidade na pós-graduação: O currículo Lattes”, mediado pela mestranda Roberta Ávila (PPGEA).

 

Assunto: Arquivo