RoboWeek 2018 encerrada com grande participação de acadêmicos

O Centro de Ciências Computacionais (C3) da FURG esteve movimentado nos últimos dias.

O espaço sediou a Roboweek 2018, que ao longo de quatro dias buscou popularizar a robótica e apresentar conceitos básicos sobre o assunto. Na programação, houve apresentações de trabalhos, minicursos e, nesta sexta-feira, 18, um desafio robótico.

Aluno da Engenharia de Computação e integrante da equipe de robótica FBot (FURG), Miguel Martins dos Santos ressaltou a importância do desafio robótico, cujo principal objetivo foi integrar os participantes e aplicar os conceitos trabalhados nos minicursos. “A ideia foi promover uma conexão maior entre os participantes, que puderam pôr em prática tudo o que aprenderam ao longo da semana”, afirmou. O desafio simulou o atendimento de um paciente ferido, disputado por dois robôs.

No decorrer da semana, houve ainda minicursos de SolidWorks, que capacitou os participantes a modelar peças e produzir a montagem de protótipos dentro do software; Operating System (ROS), que apresentou softwares para desenvolvimento de sistemas robóticos; Impressão 3D, desenvolvido pelo Software Cura; Gazebo, que fez uma abordagem prática do gazebo e de sua comunicação ROS; e Introdução a Deep Learning com Keras, que ensinou conceitos básicos de Redes Neurais e Deep Learning.

A RoboWeek é uma iniciativa da equipe Fbot Tauras @Home, criada em parceria pelas equipes da FURG e da UFSM para competir na liga Robocup@home. O evento teve a parceria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do capítulo Sul-Brasileiro da Institute of Electronical and Electronics Engineers/Robotics and Automation Society (IEEE-RAS) e da Robocup Federation.

 

Galeria

Assunto: Arquivo