Vice-reitor da FURG recebe título de cidadão rio-grandino

O vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, recebeu na noite desta quinta-feira, 21, o título de Cidadão Rio-grandino, em cerimônia realizada pela Câmara de Vereadores de Rio Grande. A solenidade, no Teatro Municipal, reuniu diversas autoridades da região e homenageou outras 24 personalidades reconhecidas pelo trabalho prestado à comunidade.

Honrado, o vice-reitor Danilo Giroldo destacou o acolhimento dos rio-grandinos desde que chegou a cidade, em 2004, e que permitiu seu desenvolvimento profissional. “Estou muito feliz e emocionado com a homenagem da Câmara de Vereadores de Rio Grande. É uma cidade que significa muito para mim. Sempre projetei trabalhar em uma universidade com as características da FURG. Encontrei, aqui, o espaço perfeito para desenvolver meu trabalho, através da visão que tenho do papel da universidade pública. É a soma de vários esforços, um pouco de cada um que me ajudou a chegar aqui”.

Danilo Giroldo coordenou a estruturação do Arranjo Produtivo Local do Polo Naval e de Energia de Rio Grande e Entorno, que originou a Associação APL, onde, atualmente, ocupa o cargo de diretor-presidente pelo segundo mandato. O APL reúne mais 90 associados entre indústrias, fornecedores de bens e serviços, instituições de ensino e pesquisa, municípios, sindicatos e associações empresariais.

“O papel da FURG no processo de desenvolvimento do Polo Naval, na implantação e no acompanhamento, é fundamental. Houve a oportunidade de estruturar o APL e isso potencializou muito o engajamento da universidade dentro do contexto da indústria naval. Depois, surgiram as dificuldades, mas seguimos acompanhando o processo. É o nosso dever monitorar sob o ponto de vista técnico e também levantar argumentos. Vamos seguir defendendo a importância da política industrial e o papel que ela tem no desenvolvimento territorial. A FURG é fruto do movimento comunitário e só existe por conta da sua comunidade que lutou para que existisse ensino público na cidade. Então, é natural e importante que as necessidades da comunidade sejam acompanhadas”, enfatizou.

Nascido em São Paulo (SP), Danilo Giroldo passou a infância e adolescência em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Com 17 anos ingressou na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Bacharel em Ciências Biológicas, também é Mestre e Doutor em Ecologia e Recursos Naturais. Desenvolveu parte dos estudos de doutoramento na Universidade de Oslo, na Noruega. Em 2004 foi aprovado em concurso público para magistério superior na FURG. Ocupou os cargos de chefe do Departamento de Ciências Morfo-biológicas, diretor do Instituto de Ciências Biológicas, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, gestor do OCEANTEC - Parque Científico e Tecnológico e, desde 2013, atua como vice-reitor da FURG.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, do presidente da Câmara de Vereadores, Charles Saraiva, do bispo da Diocese de Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, do comandante do 6° Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Leonardo Nunes, e dos 21 parlamentares.

Além do vice-reitor, receberam o título de Cidadão Rio-grandino: André Luiz Borba Loureiro, Antônio Paraguassú Sarturi Paim, Ten. Cel. Alberto Brusch Terres, Cid Fernandez Curte Branco, Eduardo Battagglia Krause, Filipe Geannichini Rodrigues, Jane Conceição de Lima Borghetti, Joel Jesus Silveira de Ávila, Julio Alberto Techera Arambillete, Leonardo Augusto Cabral Bulcão, Luis Alberto Diaz de Oliveira, Luiz Edi Figueira Alves, Márcio Danilo Elert, Margarete Silva Melo, Renato Aldair Menezes da Silveira, Bispo Dom Ricardo Hoepers, Vitor Mendes Magalhães, Wilhelm Kurt Schliewe.

Antônio Carlos Giesta, André Minoru Chim Miki, Casa Vida, Golbery Minuto Gaubert, Luise Dorneles e Vagner de Oliveira Duarte foram homenageados com a Medalha de Mérito Comunitário.

Fotos: Marcos Jatahy

 

Galeria

Assunto: Arquivo