Fórum discute diretrizes nacionais para a formação de professores

Profissionais envolvidos com a formação docente participam, nesta quarta-feira (13), do 2º Fórum das Licenciaturas, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O evento discute as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores de Educação Básica e suas implicações nos currículos dos cursos de Licenciatura da FURG. Participam da atividade diretores de unidades acadêmicas, coordenadores de curso de Licenciatura, representantes de núcleos docentes estruturantes das Licenciaturas, professores da rede estadual e municipal de Educação Básica e futuros professores, além de técnicos administrativos em educação.

As discussões têm como tema a organização curricular da Educação Básica, a partir das atuais políticas públicas, e são promovidas pela Pró-Reitoria da Graduação (Prograd/FURG), com o apoio do Instituto de Educação (IE), para subsidiar a análise e discussão dos currículos dos cursos de Licenciatura. Durante a abertura desta edição, a pró-reitora da Graduação, Denise Varella Martinez, agradeceu as presenças de diferentes setores envolvidos com a Educação Básica e destacou o papel do Fórum. “Nós somos responsáveis pela formação de professores. Trazer essa experiência para dentro da Universidade é muito importante”, afirmou, sobre os resultados práticos que o evento trará aos mais de 10 cursos de Licenciatura oferecidos pela Instituição.

O primeiro painel centrou as discussões nas novas diretrizes para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, com as professoras Lílian Bastos (Educação Infantil), Juliane Alves (anos iniciais do Ensino Fundamental) e Marta Leivas (anos finais do Ensino Fundamental). A mediadora, Ivone Martins, coordenadora do curso de Pedagogia da FURG, considera o momento de discussões essencial para continuar refletindo e debatendo a formação oferecida aos futuros professores. “Contribui muito esse diálogo com as escolas públicas, frente às demandas enfrentadas”, destacou, apontando como possibilidade significativa de aprendizado a reflexão conjunta sobre a prática nas escolas, as novas diretrizes e o ensino oferecido na formação de novos professores.

Abrindo o painel, Lílian Bastos lembrou os 20 anos de vinculação da Educação Infantil à Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1996. Em suas palavras, um período de “luta efetiva”, que culminou, em 2009, na fixação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, pelo Ministério da Educação. Para a painelista, o documento representa a oportunidade de pensar a direção das ações junto com a criança, como um conjunto de práticas que emerge do cotidiano da Educação Infantil.

O segundo painel, durante a manhã, conta com a participação dos professores Jorge Dutra (Ensino Médio), Aline Araújo Minasi (Educação do Campo) e Fabio Dziekaniak (Educação de Jovens e Adultos). O Fórum é realizado no Centro Integrado de Desenvolvimento do Ecossistema Costeiro e Oceânico do Extremo Sul (Cidec-Sul), campus Carreiros.

 

 

 

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Pró-reitora de Graduação abriu o evento

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