FURG sediará 2ª edição do Seminário de Ensino em Arquivologia do RS

A Universidade Federal do Rio Grande FURG foi escolhida para sediar a próxima edição do Seminário de Ensino em Arquivologia do Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada, em plenária aberta, por professores e estudantes participantes do 1º Seminário de Ensino em Arquivologia do Rio Grande do Sul, realizado de 29 a 31 de março, no Cidec-Sul, Campus Carreiros da FURG. A estrutura oferecida pela Universidade foi um dos critérios que mais pesou na avaliação.

O evento é uma realização conjunta entre os três cursos de Arquivologia do Estado, sediados na FURG, na Universidade Federal de Santa Maria UFSM (o primeiro curso de Arquivologia do Brasil) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs, e conta com o apoio da Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul - AARGS.

O objetivo é provocar reflexões sobre o papel do acadêmico e da academia na formação dos profissionais do curso de Arquivologia, bem como consolidar a integração entre as universidades envolvidas.

ABERTURA - A palestra de abertura da primeira edição foi proferida pela profª drª Zeny Duarte, da Universidade Federal da Bahia. O convite para a palestra, realizada na noite de quinta-feira, 29, é reflexo do diálogo existente entre os cursos de Arquivologia das universidades federais gaúchas e baiana.

A atividade foi integrada ao Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica (Profocap), desenvolvido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), através do Setor Pedagógico da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação (DIADG) e destinada a professores das Unidades Acadêmicas da FURG. A professora abordou A formação do bacharel em Arquivologia na era pós-custodial, destacando a importância da integração entre profissionais de diversos setores com os de Arquivologia para garantir a guarda do crescente volume de informações produzidas a partir do desenvolvimento tecnológico.

 

Assunto: Arquivo