Foi lançado na noite desta terça-feira, 3, no estande da Universidade Federal do Rio Grande - FURG na 14ª Festa do Mar, a segunda edição do livro O Brasil e o Mar no Século XXI - Relatório aos Tomadores de Decisão do País. A obra é fruto de debates feitos nos últimos dois anos, entre universidades, empresários, militares e políticos, reunidos em Grupos de Trabalho, a respeito de diversos temas que envolvem o mar brasileiro.
O almirante Luiz Philippe Costa Fernandes, coordenador executivo do Centro de Excelência para o Mar Brasileiro Cembra, que junto à FURG e à Fundação para os Estudos do Mar Femar, promoveram o lançamento, disse que o Cembra tem uma dívida de gratidão com a FURG, pelo trabalho na área de Oceanografia e o apoio aos estudos do mar. Lembrou que O Brasil e o Mar... nasceu de uma ideia da Secretaria Geral da ONU e Unesco para reunir personalidades de 36 países na Comissão Mundial Independente sobre os Oceanos, mais de 10 anos atrás. Na época, o Brasil participou do trabalho criando sua própria comissão nacional e foi lançada, aproveitando o diagnóstico feito e o conhecimento reunido, a primeira edição do livro. Este trabalho foi entregue aos poderes decisórios do País.
Nesta segunda edição, disse o almirante, não queríamos fazer simplesmente o mesmo livro, repetindo ou atualizando dados. Optamos por fazer novas discussões, ampliando temas e incluindo dados em temas que precisam estar numa obra como esta. Estes dados e temas foram discutidos em três workshops, sendo um na FURG (reunindo os três Estados do Sul) e os outros nas universidades federais do Rio de Janeiro (Sudeste e Centro-Oeste) e Ceará (Norte e Nordeste).
O resultado deste trabalho que debateu Pesca, Aquicultura, Marinha Mercante/Portos, Ecossistemas Costeiros, Poluição Marinha e Ciência & Tecnologia está na segunda edição do livro, com um diagnóstico nacional e independente, visando à conscientização sobre a importância do mar para o Brasil e o mundo.
Para o reitor em exercício da FURG, prof. Ernesto Luiz Casares Pinto, é a FURG quem tem uma grande dívida para com a Marinha do Brasil. Ele relembrou o histórico de parceria entre as duas Instituições, exemplificando o Programa Antártico Brasileiro e a definição da política e filosofia institucionais da FURG, nos anos 1980, de ser uma universidade voltada aos ecossistemas.
Ao final do lançamento do livro, exemplares foram entregues ao capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, CMG Nilson Seixas dos Santos, e ao vice-presidente da Sociedade Amigos da Marinha em Rio Grande, Richard Grantham. Também receberam exemplares os pesquisadores que participaram dos Grupos de Trabalho.
ENTREGA - Na terça-feira, 03, no gabinete do reitor, um exemplar especial do livro O Brasil e o Mar no Século XXI Relatório aos Tomadores de Decisão do País, em capa dura, destinado a autoridades foi entregue ao reitor da FURG em exercício, Ernesto Luiz Casares Pinto.