O Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (Cenpre/FURG), programa permanente de extensão do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), está desenvolvendo dois cursos de extensão universitária dentro do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. A iniciativa é do Ministério da Justiça - Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).
Os cursos são: Curso de Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas para Agentes Comunitários de Saúde e Redutores de Danos, Agentes Sociais Profissionais que atuam nos Consultórios de Rua, iniciado na quinta-feira (29) e com final previsto para o dia 10 de maio. Houve 150 inscrições e precisaram ser selecionados 60 participantes.
O segundo curso, Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para Médicos Atuantes no Programa de Saúde da Família - PSF e no Núcleo de Assistência à Saúde da Família - Nasf, já em andamento, tem o final previsto para o dia 26 de junho. Ambos estão sendo realizados no Campus Saúde da FURG e com todas as vagas esgotadas. O coordenador do Cenpre, professor Fernando Amarante Silva, atribui à receptividade e avaliação positiva de outros cursos realizados pela organização, o sucesso na procura por vagas nos atuais.
O terceiro curso é o de Especialização, em sua terceira edição: Abordagem Multidisciplinar em Dependência Química. Houve 60 pré-inscrições para 15 vagas. Devido ao grande interesse e a necessidade de Especialização na área, a comissão de curso aumentou para 25 o número de vagas. Os cursos são realizados por um grupo multidisciplinar de profissionais de diversas unidades da FURG, da Secretaria Municipal de Saúde, convidados especiais da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), da Faculdade Anhanguera de Rio Grande e voluntários da comunidade.