Workshop do projeto Sisbiota em São Lourenço do Sul

A Universidade Federal do Rio Grande FURG promove na quinta e sexta-feira, dias 29 e 30, um workshop no âmbito do projeto Sisbiota PELD Zonas Costeiras: padrões e processos de biodiversidade e suas relações com variáveis ambientais em três grandes ecossistemas marinhos nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil, tendo como instituições colaboradoras a UFRJ, UFPE, UFRPE, UERJ e a Unirio. O workshop será realizado na cidade de São Lourenço do Sul.

O objetivo do projeto é ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade da Zona Costeira Brasileira através do estudo comparativo de diferentes unidades de habitats em distintas regiões da Zona Costeira Brasileira. O projeto está estruturado de acordo com grupos ecológicos (fitoplâncton, zooplâncton, bentos, nécton) e taxonômicos (peixes e mamíferos marinhos), abrangendo diferentes unidades de habitats das regiões da Zona Costeira Brasileira (estuários, lagoas, baias, marismas e franjas de recifes de coral).

O projeto Sisbiota tem como subsídio dois projetos aprovados no Programa Brasileiro de Pesquisas e Longa Duração (PELD). A partir dos resultados alcançados, esperamos ampliar o conhecimento e entendimento da biodiversidade nacional, através do estudo de seus padrões e processos ecológicos e de suas relações com variáveis geofísicas e antrópicas, permitindo melhorar a capacidade preditiva de respostas da biodiversidade a mudanças globais, particularmente às mudanças de uso ambiental e mudanças climáticas, explica o professor João Vieira.

O projeto conta com financiamento do CNPq, Capes e Fapergs.

 

Assunto: Arquivo