Na segunda-feira, 05, mais um voo foi realizado para Antártida. Dentro da 30ª Operação Antártica - Operantar, esse foi o 6° dos 10 voos programados. A Estação de Apoio Antártico - Esantar sediada na Universidade Federal do Rio Grande FURG, mais uma vez atuou na preparação de kits de roupas. Os kits para 52 pessoas incluem botas, calças, jaquetas impermeáveis e corta-vento, máscara para olhos, luvas e cachecol, entre outros itens apropriados para as temperaturas do continente antártico.
Participou do voo o novo grupo base, composto por dez militares, que fará o levantamento do que poderá ser recuperado no local após o incêndio ocorrido na Estação Antártica Comandante Ferraz. Além do grupo, peritos da Polícia Federal, membros da Marinha do Brasil e o coordenador de Logística do Programa Antártico Brasileiro- Proantar, Alexey Daros.
Segundo o diretor da Esantar, professor Gonzalo Velasco, os kits serão utilizados pela equipe do voo e por pesquisadores e profissionais que estão na Antártida. O navio polar Almirante Maximiano, da Marinha do Brasil, também está em operação no local para prestar apoio material.