A formatura da primeira turma do Curso a Distância de Administração do Polo da FURG em Mostardas ocorreu no sábado (25). A cerimônia, presidida pelo vice-reitor, professor mestre Ernesto Luiz Casares Pinto, foi realizada às 20h, no auditório municipal Dr. Mathias Velho, da Câmara de Vereadores. A professora Rosenilda Lavadouro foi a paraninfa e o professor Guilherme Lunardi, o patrono.
A formanda Francine da Rosa Silva conduziu o juramento da turma e o formando Marcos Roberto de Lemos Chaves proferiu o discurso. Marcos, em suas palavras, destacou o reconhecimento pela dedicação dos professores e fez um agradecimento à paraninfa, aos professores homenageados, à coordenadora do polo e à tutora. Ele também assinalou a importância do polo e, quando se referiu às autoridades, salientou o desejo de que fosse disponibilizado a outros a oportunidade que tiveram.
Durante sua fala, Rosenilda destacou o desafio da aprendizagem do curso a distância e da EaD como alternativa de conhecimento: Todos saíram ganhando com a Graduação de oito bacharéis em Administração, capacitados para contribuir com o desenvolvimento da região, disse a paraninfa.
Durante o evento, o vice-prefeito Enio de Abreu Vargas fez uso da palavra. Vargas parabenizou os formandos pela coragem e falou ainda da emoção de ter um Polo da Universidade em Mostardas: ao invés dos nossos filhos irem até a FURG, foi a Universidade que veio até nós, lembrou o vice-prefeito. Ele afirmou também que o executivo se dispõe a colaborar para que o Polo permaneça em Mostardas.
O vice-reitor da FURG demonstrou o contentamento de concluir, em Mostardas, um ciclo de formaturas nos Polos e a alegria das conquistas e parcerias que se consolidaram. Ao se dirigir aos estudantes, disse que eles terão uma missão diferenciada, tendo a oportunidade de provar na prática o conhecimento adquirido em um curso a distância: Dignifiquem o diploma de valor que receberam de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, solicitou Casares. Terminada a cerimônia, os bacharéis receberam os cumprimentos dos familiares e amigos no saguão do Legislativo.
Texto: Rosane Carvalho
Assessoria de Imprensa da SEaD/FURG