O Hospital Universitário (HU) da FURG prepara-se para ampliar a sua capacidade de leitos e prestar melhor serviço ainda à população. Através do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), obras de modernização e reestruturação estão sendo realizadas. Começou a ser instalado o canteiro para realizar as obras de modernização na esquina da rua General Osório com General Canabarro.
Por todos os pavimentos do HU, e somando 6.206 metros quadrados, vai ser instalada a área ambulatorial (Ala Azul e Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos - Cenpre) em nova área. A área das Residências e a administrativa serão relocadas para qualificação e adequação desses ambientes com o objetivo de melhorar os serviços prestados, qualificar os setores de trabalho e liberar áreas para a mais importante obra que será ampliar em cem leitos a capacidade do HU, passando de 185 para 285.
Na relação de obras do Rehuf consta ainda a modernização e reestruturação dos laboratórios de Análises Clínicas e áreas de apoio, para adequação de novos equipamentos e procedimentos, qualificando o ambiente de trabalho. Haverá a transferência da coleta e atendimento a pacientes externos para uma nova área, junto ao acesso externo do HU. Também a criação de dois consultórios pediátricos com sala de espera exclusiva no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e a complementação da obra de humanização do Morgue, com cobertura da escada de acesso e iluminação externa do setor.
O Centro de Diagnóstico por Imagem terá obras nas salas de exames e de apoio, com adequação de locais para acomodar novos equipamentos de diagnóstico por imagem. Já o Centro Cirúrgico ganhará adequação das Salas Cirúrgicas e de apoio, com criação de mais uma Sala, depósito de equipamentos, vestiários para funcionários, acesso de barreira e áreas de estar e convívio para a equipe médica e de enfermagem.
Acadêmica
Na esquina da rua General Canabarro com avenida Vasco Vieira da Fonseca (ao lado do novo ambulatório do HU), em uma área de 5.515 metros quadrados ocorrerá a primeira etapa da obra de cinco andares, metade do tamanho do prédio previsto de dez andares, para ampliação do Campus Saúde, a serem ocupados, nesta primeira etapa, pela Área Acadêmica. Um pavimento será para a área de convívio, outro para salas de aula e outro para áreas administrativas da Escola de Enfermagem (EEnf) e Faculdade de Medicina (Famed), além de dois pavimentos para estacionamento (exigência do Código de Obras da prefeitura).
O assessor da Direção do HU, Léo Amaro da Silveira, diz que o maior ganho com essas obras será a ampliação da capacidade de internação. "Isso é muito importante considerando o crescimento da população", assinala. Segundo ele, também vai possibilitar melhor atendimento ambulatorial.