HU planeja aumentar em cem leitos a capacidade de internação

O Hospital Universitário (HU) da FURG prepara-se para ampliar a sua capacidade de leitos e prestar melhor serviço ainda à população. Através do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), obras de modernização e reestruturação estão sendo realizadas. Começou a ser instalado o canteiro para realizar as obras de modernização na esquina da rua General Osório com General Canabarro.

Por todos os pavimentos do HU, e somando 6.206 metros quadrados, vai ser instalada a área ambulatorial (Ala Azul e Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos - Cenpre) em nova área. A área das Residências e a administrativa serão relocadas para qualificação e adequação desses ambientes com o objetivo de melhorar os serviços prestados, qualificar os setores de trabalho e liberar áreas para a mais importante obra que será ampliar em cem leitos a capacidade do HU, passando de 185 para 285.

Na relação de obras do Rehuf consta ainda a modernização e reestruturação dos laboratórios de Análises Clínicas e áreas de apoio, para adequação de novos equipamentos e procedimentos, qualificando o ambiente de trabalho. Haverá a transferência da coleta e atendimento a pacientes externos para uma nova área, junto ao acesso externo do HU. Também a criação de dois consultórios pediátricos com sala de espera exclusiva no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e a complementação da obra de humanização do Morgue, com cobertura da escada de acesso e iluminação externa do setor.

O Centro de Diagnóstico por Imagem terá obras nas salas de exames e de apoio, com adequação de locais para acomodar novos equipamentos de diagnóstico por imagem. Já o Centro Cirúrgico ganhará adequação das Salas Cirúrgicas e de apoio, com criação de mais uma Sala, depósito de equipamentos, vestiários para funcionários, acesso de barreira e áreas de estar e convívio para a equipe médica e de enfermagem.

Acadêmica

Na esquina da rua General Canabarro com avenida Vasco Vieira da Fonseca (ao lado do novo ambulatório do HU), em uma área de 5.515 metros quadrados ocorrerá a primeira etapa da obra de cinco andares, metade do tamanho do prédio previsto de dez andares, para ampliação do Campus Saúde, a serem ocupados, nesta primeira etapa, pela Área Acadêmica. Um pavimento será para a área de convívio, outro para salas de aula e outro para áreas administrativas da Escola de Enfermagem (EEnf) e Faculdade de Medicina (Famed), além de dois pavimentos para estacionamento (exigência do Código de Obras da prefeitura).

O assessor da Direção do HU, Léo Amaro da Silveira, diz que o maior ganho com essas obras será a ampliação da capacidade de internação. "Isso é muito importante considerando o crescimento da população", assinala. Segundo ele, também vai possibilitar melhor atendimento ambulatorial.

 

Galeria

Ao lado ao novo ambulatório será erguido prédio de cinco andares na primeira etapa

Ao lado ao novo ambulatório será erguido prédio de cinco andares na primeira etapa

Assunto: Arquivo