O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da FURG está divulgando o resultado das reivindicações encaminhadas à Secretaria Municipal da Segurança, dos Transportes e do Trânsito (SMSTT). A reunião para tratar de linhas urbanas e do sistema de transporte coletivo foi realizada no dia 9 de fevereiro. Algumas alterações foram anunciadas.
A primeira mudança foi a confirmação do retorno da linha FURG ao seu trajeto tradicional, ligando os Campus Carreiros e Cidade da Universidade sem a necessidade da troca de ônibus. O deslocamento até o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Rio Grande - se dará pela rua Dr. Nascimento, no centro da cidade. Os ônibus que farão essa linha continuarão passando pela praça Tamandaré. A troca se aplicará a todos os horários da linha FURG. Com a criação do sistema de integração tarifária, quem vai do Carreiros até o IFRS e vice-versa passou a ter que utilizar outro coletivo a partir da praça Tamandaré.
A medida passa a valer a partir de segunda-feira (27), dia do início das aulas. Quanto às linhas que ligam diferentes bairros da cidade ao Campus Carreiros, as sugestões encaminhadas irão passar por um estudo de viabilidade por parte da Secretaria.
O cartão escolar será liberado durante a madrugada, entre a meia-noite e as 6h, de segunda a sexta-feira. A liberação passa a valer na data já citada.
Conselho
Deverá ser votado nos próximos dias pela Câmara de Vereadores o projeto de lei que garante ao DCE uma vaga no Conselho Consultivo de Transportes e Trânsito. Com o ingresso do Diretório, decisões importantes sobre o transporte público da cidade - como qualidade e o custo da tarifa - também terão a participação dos estudantes da FURG.