DCE da FURG manifesta-se contrário ao aumento da tarifa do transporte coletivo

O Diretório Central dos Estudantes (DCE), entidade representativa dos acadêmicos da FURG, divulgou nota de descontentamento com o aumento na tarifa do transporte coletivo em cidade do Rio Grande - anunciado para ocorrer no domingo (12). De acordo com o DCE, existem diversos problemas no sistema de transporte do município, o que não justificaria o aumento de R$ 2,35 para R$ 2,60 na tarifa. A restrição ao uso livre do cartão escolar, a lotação muitas vezes acima da média dos ônibus, o tempo elevado de espera e, inclusive, a qualidade precária de alguns coletivos (mesmo com a aquisição de carros novos) são fatores que irão onerar ainda mais a população que necessita do transporte público.

Em respeito aos estudantes da FURG, de toda a comunidade e no intuito de buscar soluções para as dificuldades enfrentadas, o Diretório reafirma o compromisso de manter o diálogo com as autoridades competentes e de continuar informando todos os problemas existentes. Partindo desse princípio, seus representantes realizaram na manhã desta quinta-feira uma reunião com a secretária Municipal da Segurança, dos Transportes e do Trânsito, Rubia Mara Rodrigues.

No encontro, que ocorreu na sede da SMSTT, o DCE relatou dificuldades enfrentadas, reafirmou posições e encaminhou dois ofícios. O objetivo da reunião, antes do início das aulas, foi o de evitar dificuldades enfrentadas pelos usuários das linhas da FURG. Foram apresentadas alternativas - muitas dessas reportadas por estudantes - nos destinos que ligam diversos pontos do município ao Campus Carreiros da Universidade.

Também foi encaminhado à secretária pedido para a participação dos estudantes da FURG (através do DCE) na composição do Conselho Consultivo de Transporte e Trânsito - por onde passam importantes decisões a respeito do tema na cidade. O DCE informa ainda que vem buscando soluções sobre a recarga dos cartões de ônibus. Foram realizadas reuniões entre o Diretório, representante da empresa prestadora de serviço, a administração universitária e o proprietário do estabelecimento comercial visando à instalação de um ponto de recarga no Centro de Convivência do Campus Carreiros.

 

Assunto: Arquivo