Maratona Literária, show de mágica, apresentações de música e dança, sessão literária sobre o uso do desenho no cartum e nos quadrinhos, além da última sessão de autógrafos da noite. Essas foram algumas das atrações da 39ª Feira do Livro da FURG na noite desta sábado, 4.
O ilustrador e cartunista Edgar Vasques participou da sessão literária, na Arena Cultural, abordando o papel da ilustração na charge, na caricatura, no cartum e nas HQs, junto com Rafael Guimaraens e André Macedo, tendo Wagner Passos, do Vagão do Humor, como mediador. Vasques e Guimaraens também autografaram o livro Tragédias da Rua da Praia em quadrinhos. A Arena Cultural recebeu ainda o grupo de violões TóCAIC e o grupo do projeto FURG em dança: do salão às ruas, ambos projetos de extensão da FURG.
A Feira do Livro recebeu no sábado a última visitação do projeto Seu bairro vai à Feira, com a participação de moradores do bairro Cidade de Águeda. O projeto éfoi promovido durante dois sábados, com recursos da Feira, beneficiando também moradores dos bairros Castelo Branco 2 e Nossa Senhora de Fátima, todos no entorno do Campus Carreiros. Para muitos, a primeira oportunidade de conhecer de perto o maior projeto de extensão da Universidade.
Caso do presidente da associação do bairro Cidade de Águeda, Elton de Lima Veiga. Para ele, foi emocionante poder participar do evento, sentir um pouco da grandeza que é a Feira do Livro. Rosane Silveira e o filho Gustavo Hamon também eram visitantes estreantes. Só tinha ouvido falar. Gostei muito. Temos que conhecer as novidades que existem em nossa cidade, afirmou Rosane.
Alga Maria Lemes de Castro veio para a Feira com o Pedro, de 11 anos. O menino tinha na ponta da língua a atração que mais gostou, vista pela primeira vez. O microscópio. Só tinha visto pela tv, afirmou animado sobre a ampliação de um piolho e de uma pulga que conferiu na Rua das Crianças.
Também visitaram a Feira, crianças e jovens de 6 a 15 anos atendidos pelo Núcleo Municipal Comunitário Dra. Lúcia Nader, em ônibus cedido pela Prefeitura Municipal do Rio Grande.
MARATONA LITERÁRIA - Corsan e Livraria Acadêmica promovem a 1ª Maratona Literária de Rio Grande, com leitura pública do romance Um quarto de légua em quadro (1976), de Luiz Antônio de Assis Brasil, patrono da Feira. A logística da atividade consiste em cada participante ler um trecho até quando desejar, passando a leitura para o seguinte, até o final da ficção, com breves intervalos para um café ou chimarrão. A maratona tem como objetivo estimular a leitura e foi proposta pelos professores Alexandre Souza, Alexandre Silva, Carlos Perez, Mauro Povoas e Wellington Machado.