Uma atividade diferente tem chamado a atenção dos visitantes da 39ª Feira do Livro no espaço do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente da Universidade Federal do Rio Grande (CAIC/FURG) na Rua das Crianças. A proposta é simples: estudantes do 2º ao 8º anos do ensino fundamental do CAIC escreveram cartas que agora estão à disposição do público e podem ser respondidas durante a Feira. O objetivo é estimular a leitura e a escrita, além da socialização.
Papel, caneta esferográfica, lápis de cor e canetas de hidrocor são o material que aos poucos dá forma a novas amizades. No clima da proposta, Luiz Antônio Sparvoli, 8 anos, respondeu à carta do amigo Pablo, da mesma idade. Ele perguntou do que eu gostava e eu respondi: de futebol, ler, escrever e fazer amigos. Para encerrar a carta, deixou a pergunta quer ser meu amigo?.
Até o ator Lóri Nelson, intérprete do Palhaço Bolaxa, participou da atividade, respondendo a carta de Tainara, 8 anos. Trabalho muito com crianças e foi uma oportunidade de conversar com elas, trocar ideias, conta, na expectativa de continuar a correspondência com a nova amiga.
As cartas escritas pelos estudantes do CAIC/FURG também foram levadas ao 5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), em novembro, em Porto Alegre, onde a mesma atividade foi realizada. O professor Felipe Nascimento, do Núcleo de Mídias e Comunicação do CAIC, explica que a próxima etapa, durante o ano letivo, é a leitura das respostas pelos estudantes e a continuidade da correspondência no meio virtual, com o uso da internet. Para isso, cada visitante deve deixar seu endereço de e-mail ou contato de mídias sociais na carta resposta. Para Felipe, é uma oportunidade de estabelecer relações e apresentar novas possibilidades tanto para os alunos, quanto para os que estão respondendo as cartas.