Diretor do ICB visitou o navio de pesquisa oceanográfica do IODP em Lisboa

O prof. dr. Adalto Bianchini, diretor do Instituto de Ciências Biológicas da FURG, participou da comissão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes que visitou o navio de pesquisa oceanográfica do Integrated Ocean Drilling Program IODP no período de 17 a 20 de janeiro, em Lisboa - Portugal.

O IODP é um programa integrado de pesquisa resultante de atividades de perfuração do fundo oceânico, tais como aquelas realizadas pelo Deep Sea Drilling Project (DSDP) e o Ocean Drilling Program (ODP). Essas atividades de pesquisa em águas oceânicas profundas vêm sendo realizadas desde a década de 70 e os resultados obtidos tem revolucionado nossa visão sobre a evolução das bacias oceânicas e dos continentes.

O IODP é hoje apoiado por 24 países e, portanto, um programa internacional integrado que visa investigar a história e a estrutura da Terra a partir do registro de sedimentos e rochas. Para suas atividades de pesquisa, o IODP dispõe do navio de pesquisa oceanográfica Joides Resolution, o qual possui o que há de mais evoluído em termos de infraestrutura tecnológica para perfuração oceânica. O sistema de perfuração é composto por um parque analítico a bordo com equipamentos de última geração voltados à pesquisa geofísica, geoquímica, microbiológica e paleoclimática. O IODP proporciona uma plataforma múltipla de perfuração científica, a qual garante perfuração, monitoramento, amostragem e análise do substrato marinho. Por isso, as atividades de pesquisa realizadas a bordo permitem a disseminação de dados e amostras a partir de arquivos globais, particularmente para os países membros do programa.

A comissão da Capes foi constituída, além do prof. Adalto Bianchini, pelo diretor de Programas e Bolsas no País da Capes dr. Emídio Cantídio de Oliveira Filho; pelo vice-reitor da Universidade Federal Fluminense dr. Sidney L. Matos Mello e pelo professor e pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará dr. Luiz Drude de Lacerda. A comissão realizou visita ao navio oceanográfico Joides Resolution, o qual se encontrava atracado no Porto de Lisboa. A visita da comissão foi acompanhada pelo Dr. James F. Allan (Program Director Ocean Drilling Program Division of Ocean Sciences National Science Foundation, USA) e do Dr. Mitchell Malone (Assistant Director of Science Services and Manager of Science Operations - Integrated Ocean Drilling Program - U.S. Implementing Organization - Texas A&M University, USA). A comissão da Capes realizou a visita com o objetivo de avaliar a possibilidade e viabilidade de participação do Brasil como membro do IODP no próximo programa de pesquisa. Para o período 2013-2023, o plano científico do IODP terá como destaque o Passado, Presente e Futuro da Terra, gerando assim a perspectiva de participação de pesquisadores brasileiros em atividades científicas de alto nível focadas no conhecimento de planeta nos próximos 10 anos.

Arquivos

Foto - divulgação

 

Assunto: Arquivo