A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) realiza nesta quinta e sexta-feira, 19 e 20, no Pavilhão 4 do Campus Carreiros, as matrículas dos candidatos aprovados em primeira chamada pelo Sistema de Seleção Unificada SiSU para provimento das 2439 vagas oferecidas em 53 cursos de graduação, com ingresso nos 1º e 2° semestres de 2012. Além de salas para matrículas por curso e equipe destinada a orientação dos aprovados, a estrutura para recepcionar os aprovados inclui espaço para informações sobre os subprogramas de assistência estudantil e sobre os cursos oferecidos pela Instituição, entre outros espaços. A pró-reitora de Graduação Cleuza Maria Sobral Dias destaca o clima de tranquilidade durante o período de matrículas e alerta os candidatos inscritos no SiSU a ficarem atentos ao cronograma para segunda chamada de aprovados e para lista de espera.
Iraci Justo de Lacerda veio de Araújos, Minas Gerais, para matricular o filho, Rafael Augusto, aprovado em Medicina. Aos 21 anos, o rapaz estava há dois anos se preparando para ingressar no curso. Segundo o pai, participou de processos seletivos em Juiz de Fora, Curitiba, Barbacena e São João del Rei e só não veio pessoalmente fazer a matrícula devido a uma cirurgia recente. Também de Minas Gerais, da cidade de Divinópolis, Adenilson Victor Cecotti matriculou a filha Letícia Kristia, 17 anos, no curso de Engenharia da Computação. Foi a primeira seleção da qual a filha participou. Vai cursar, se Deus quiser, afirmou empolgado após efetuar a matrícula. Agora espera permanecer dois dias na cidade em busca de moradia para a filha.
Julio Zanbrzycki, 19 anos, veio de Getúlio Vargas-RS, para se matricular no curso de Engenharia Civil Costeira e Portuária. A escolha veio a partir do conhecimento sobre o conceito da Instituição na área. Um dos melhores, afirma sobre o curso. Ele será colega de Matheus do Amaral Moraes, 20 anos, de Santiago-RS. É uma área que está crescendo. A cidade gira em torno disso e há facilidade de expansão para outros lugares, diz Matheus sobre a área de atuação depois da formatura.
Acompanhada da mãe, Michele Birk, 17 anos, de Estrela-RS, efetuou matrícula no curso de Ciências Contábeis. Vou dar o máximo de mim. O objetivo é logo estar formada. No primeiro processo seletivo que participou, Rafael Chaves, 33 anos, de Rio Grande, busca no ensino superior uma oportunidade de obter um emprego melhor. Foi aprovado para Ciências Econômicas. Minhas expectativas são as melhores possíveis. Gosto dessa área, o curso me atrai, conta.
A segunda chamada de aprovados será divulgada pelo SiSU no dia 26, com matrículas nos dias 30 e 31. Os candidatos não aprovados poderão se inscrever na Lista de Espera do SiSU e o período para Declaração de Interesse em Lista de Espera será de 26 de janeiro a 1º de fevereiro. Mais informações pelo site www.sisu.mec.gov.br ou www.sisu.furg.br.