Professor da FURG participa de Encontro de Professores do MST

O 1° Encontro Nacional de Professores Universitários do MST, realizado na Escola Nacional Florestan Fernandes, em São Paulo, reuniu mais de cem professores, que discutiram questões como a conjuntura internacional e nacional, o debate da questão agrária brasileira, a relação entre as universidades e os movimentos sociais e ainda, o desafio da formação de quadros para a transformação social.

O prof. Billy Graeff, do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, que esteve presente no encontro ressaltou que a questão agrária, assim como a educacional, está longe de ter sido resolvida no Brasil. O engajamento dos intelectuais, via a universidade brasileira, pode reconduzir ao centro do debate temas de fundo, para além de imposturas acadêmicas e palavrórios. A FURG tem muitas ferramentas necessárias para se construir como uma universidade que desencadeie processos de reflexão coletiva destes temas e ações consequentes no caminho da transformação social", salientou o professor.

Dentre os resultados das atividades surgiu uma articulação nacional que buscará colocar em pauta iniciativas coletivas de fortalecimento das questões da Educação do Campo, da formação política e da reforma agrária por dentro das universidades brasileiras.

O evento aconteceu de 15 a 17 de setembro, na Escola Nacional Florestan Fernandes, em São Paulo.

 

Galeria

Professor Billy Graeff do Instituto de Educação da FURG

Professor Billy Graeff do Instituto de Educação da FURG

Assunto: Arquivo