Neurociência ao alcance das crianças

Cerca de mil crianças da comunidade rio-grandina terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a anatomia e funcionamento cerebral durante os quatros dias do 1º Neuroeduca, realizado no Cidec-Sul, Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. São estudantes do ensino fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares que aprofundarão o aprendizado em aspectos como a memória e os sentidos.

O evento iniciou na manhã desta segunda-feira, 26, e se estende até a quinta-feira, 29, recebendo os grupos de estudantes para um circuito em oito estandes com atividades interativas. O objetivo é oportunizar ao público infantil e juvenil conhecer como o cérebro funciona, de maneira criativa e lúdica, explica a professora Fernanda Antoniolo Hammes de Carvallho, que coordena o evento junto com a professora Daniela Barros.

As visitações foram previamente organizadas e para cada grupo está prevista uma hora e meia de aprendizado durante o circuito. Para as crianças das escolas municipais, o transporte até o Campus foi garantido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).

Nos estandes atuam acadêmicos dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas Fisiologia Animal Comparada e em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde, além de acadêmicos voluntários de diversos cursos de graduação. A FURG, através dessa atividade de extensão, demonstra mais uma vez o compromisso de divulgar a ciência para a população, interagindo com a comunidade, destaca Fernanda. Diante do sucesso dessa edição, a organização espera que seja o primeiro de muitos eventos e planeja estender o número de escolas beneficiadas. Queremos ampliar a ação para toda região sul, afirma.

O evento conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Neurociências (SBNEC), Sociedade Brasileira de Neurociências e Educação (SBNED), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e FURG.

 

Assunto: Arquivo