Na tarde desta segunda-feira, 12, o auditório 4110 do pavilhão 4 do Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande FURG esteve repleto de estudantes, professores e técnicos administrativos em educação, além da comunidade em geral, interessados em conhecer mais a respeito da Campanha da Legalidade que ocorreu no Estado no ano de 1961.
O debate 50 anos da Legalidade: Encontro com os Universitários teve como responsável na Universidade a profª. Drª Derocina Campos Sosa, coordenadora do curso de História da FURG, uma das seis Universidades do interior a receber o encontro. Estiveram presentes no evento a pró-reitora de Graduação, profª Cleuza Maria Sobral Dias, o coordenador do curso de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), prof. Enrique Serra Padrós, o jornalista Carlos Bastos e a diretora da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Cármem Lucia da Silveira Nunes.
Na abertura do evento, a pró-reitora ressaltou a importância desses encontros para a formação acadêmica dos alunos. Um momento para refletir e alimentar nossos saberes, completou. Antecedendo os debates, foram apresentados diversos vídeos denominados Programetes da Legalidade, sobre os fatos políticos e históricos do ano de 1961 que resultaram na Legalidade.
O encontro é promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia do Estado do Rio Grande do Sul e tem por objetivo debater com os universitários o episódio ocorrido no ano de 1961, liderado pelo então governador do Estado Leonel Brizola com o apoio do Exército e da sociedade civil para tornar efetiva a posse do vice-presidente João Goulart, após a renúncia do presidente da República Jânio Quadros. A campanha durou 14 dias e mobilizou todo o País e a América-Latina.