Repositório Institucional da FURG entre os sete do país com políticas de informação disponibilizadas aos usuários

Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coloca o Repositório Institucional (RI) da Universidade Federal do Rio Grande FURG entre os sete repositórios que apresentam políticas de informação disponibilizadas aos usuários. A dissertação Repositórios de Instituições Federais de Ensino Superior e suas políticas: análise sob o aspecto das fontes informacionais, de autoria de Augiza Karla Boso, analisa 97 Ifes brasileiras: 57 universidades federais, 38 institutos federais e dois centros federais de educação tecnológica.

O estudo aponta que, das 97 instituições, 23 (todas universidades) possuem repositórios institucionais, ressaltando que apenas sete possuem repositórios com políticas instituídas e disponibilizadas aos usuários". Essas sete Ifes identificadas na pesquisa são: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O RI/FURG tem como objetivo garantir o registro e a disseminação da produção científica da Instituição, facilitando o livre acesso nacional e internacional, além de atuar na digitalização retrospectiva do conhecimento produzido.

 

Assunto: Arquivo