A 1ª Semana Acadêmica de Tecnologia em Toxicologia Ambiental e suas Aplicações foi realizada no período de 17 a 19 de agosto. O evento propiciou aos seus participantes momentos importantes de troca de conhecimentos acerca da sustentabilidade ambiental e de como a comunidade científica, tanto da academia quanto da iniciativa privada, vem desenvolvendo e aplicando tecnologias que buscam monitorar a saúde ambiental e cumprir com a legislação vigente no país.
Na cerimônia de abertura, o presidente do Diretório Acadêmico, Fernando Guimarães, agradeceu a todos os participantes, palestrantes e à Comissão Organizadora pela concretização da Semana que se iniciava. A Direção do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), representada pelos professores doutores Adalto Bianchini e Ioni Colares, destacou a importância da iniciativa dos acadêmicos para o constante desenvolvimento e aprimoramento do novo Curso criado no âmbito do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) na FURG.
Também presente na cerimônia de abertura do evento, a pró-reitora de Graduação em exercício, professora mestre Cristina Maria Loyola Zardo, além de levar palavras de sucesso ao evento, também aproveitou para parabenizar o trabalho do Diretório Acadêmico do Curso. Ela ressaltou a importância do trabalho estudantil na Universidade e a responsabilidade deles de em pouco tempo passarem aos então calouros do curso a responsabilidade de dar continuidade à representação estudantil e fomentar outras semanas acadêmicas.
Com a participação de vários pesquisadores da FURG e de outras instituições de Ensino Superior do país, o evento contou ainda com a presença de representantes do Cram da FURG (veterinário Rodolfo da Silva Filho), da empresa Aplysia Tecnologia para o Meio Ambiente (doutora Tatiana Furley), especializada na prestação de serviços de avaliação ambiental, e ainda da Petrobras (Eleine Francione de Lima). A Semana Acadêmica foi de iniciativa dos acadêmicos do quarto semestre do Curso, e conseguiu integrar as visões de profissionais de diferentes áreas da Toxicologia Ambiental, contribuindo de forma positiva para a formação dos participantes.
Foi unânime a opinião dos professores de Tecnologia em Toxicologia Ambiental em elogiar a Comissão Organizadora pelo evento, o primeiro da história do Curso. Segundo a coordenadora do Curso, professora doutora Carla Gonçalves, esse fato demonstra a maturidade do grupo discente, que em tão pouco tempo de existência da unidade conseguiu promover um evento de grande significado pedagógico e científico, e que complementou o processo de implantação do Curso iniciado em março de 2009. A primeira turma de Tecnólogos em Toxicologia Ambiental foi formada em 29 de julho de 2011.