Emoção e homenagens na Assembleia Universitária pelos 42 anos da FURG

O Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico (Cidec-Sul) da Universidade Federal do Rio Grande FURG foi invadido pela emoção. A Assembleia Universitária realizada na manhã desta sexta-feira, 19, reuniu autoridades, servidores e convidados para o ponto alto da programação alusiva aos 42 anos da Universidade. A solenidade foi aberta pelo reitor João Carlos Brahm Cousin, que destacou a entrega das distinções universitárias e homenagens a servidores por tempo de serviço como momento máximo das comemorações. Pela primeira vez, a Universidade concede distinção a uma instituição, ressaltou, sobre o ineditismo da distinção Mérito Institucional da FURG, conferida ao Ibama.

Acompanhado dos representantes do escritório regional do Ibama, Régis Fontana Pinto e Paulo Martins, ao receber a distinção, o superintendente do Ibama no Rio Grande do Sul João Pessoa Riograndense Moreira Júnior lembrou o quanto é difícil o reconhecimento público do órgão. Estou acostumado a ouvir críticas. São raros os eventos em que comparecemos para ter reconhecimento, iniciou. Durante seu discurso, ressaltou que a parceria com as universidades é uma busca incessante do Ibama. A FURG não é apenas necessária, mas estratégica, por ter excelência na área marinha e precisamos disso, completou, sobre a importância da atuação conjunta. O Ibama recebeu a distinção em homenagem pela luta a favor da preservação do meio ambiente e pela implementação de políticas e ações para o desenvolvimento sustentável.

Recebendo a distinção Mérito Universitário da FURG, o professor Oswaldo José de Paula Barbosa descreveu a solenidade como o momento em que se formaliza a integração da comunidade universitária, um momento de agradecimentos e lembranças. O professor começou a atuar no ensino superior antes da criação da Universidade, no ano de 1966, vinculado a então Faculdade de Medicina, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. É um dos docentes pioneiros da FURG e continua atuante na Universidade. Entre as atividades que desempenha, é o presidente do Núcleo de Memória Eng. Francisco Martins Bastos (Nume).

Também recebendo a distinção Mérito Universitário da FURG, a técnica administrativa em educação Zalir Rodrigues Pinto não conseguiu conter a emoção. Foi uma surpresa, vou ficar eternamente grata por essa homenagem. Estou muito feliz por ter um emprego maravilhoso, destacou ao lembrar os anos vividos na FURG. Zalir foi admitida na FURG em 1976, como agente administrativo auxiliar, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Atualmente é assistente em administração e atua no Sistema de Bibliotecas - Setorial Saúde.

Após a concessão das distinções, a solenidade prosseguiu com entrega de homenagens aos servidores por tempo de serviço aos que cumpriram 35 e 30 anos ou mais e 25 anos ou mais de efetivo exercício na Universidade. O primeiro a receber a homenagem foi o servidor Abel Varella da Silva. Ao encerrar a solenidade, reitor Cousin reforçou a importância de homenagear os servidores. É assim que se vive e se cuida bem do caminho de uma instituição. Valorizando as pessoas acima de tudo, destacou

 

Assunto: Arquivo