Depoimentos e emoção no aniversário do Cenpre

Organização comemora 22 anos realizando trabalho contra as drogas

A tarde desta terça-feira (16) foi de emoção no Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos (Cenpre/FURG) durante o evento denominado Mosaico de Recordações para comemorar os 22 anos de funcionamento. Algumas das pessoas que fazem ou fizeram parte da organização revelaram as suas experiências. O tema foi Conte um Momento Marcante da sua História no Cenpre para os Novos Participantes. O evento ocorreu na Ala Azul do Hospital Universitário (HU).

Houve o relato de dificuldades durante o trabalho desenvolvido no Cenpre ou no projeto que o antecedeu e que tratava da dependência química. Mas todos destacaram a aprendizagem e a importante experiência que tiveram na relação com os colegas que integravam a equipe. O dependente químico é o mais difícil de ser tratado, afirmou o professor de psicopatologia e médico psiquiatra, Osvaldo Barbosa, lembrando o importante trabalho do Cenpre. Tenho lembrança das boas amizades que fiz

durante o trabalho.

A professora mestre Eli Sinott foi outra que recordou os momentos que exigiam muito dos profissionais envolvidos com os projetos. Porém, da mesma forma que aqueles que contribuíram com o depoimento, considerou que o saldo foi muito mais vezes mais positivo pelos resultados obtidos.

O professor Fernando Amarante Silva, coordenador do Cenpre, fez um histórico da construção daquilo que é atualmente a organização. Durante o discurso, o professor disse que uma nova conquista na área do combate ao uso de drogas pode estar surgindo. O governo federal pretende estimular ações em quatro áreas de saúde nos hospitais, e uma delas é o tratamento álcool e outras drogas.

Amarante informou que a ideia ampliar os serviços já oferecidos pelo Cenpre e instalar uma enfermaria somente para dependentes químicos e para a abstinência. O projeto incluiria ainda a capacitação do pessoal do hospital, assinalou. O assunto começará a ser tratado com a Direção do HU. Estiveram prestigiando o evento a pró-reitora de Extensão e Cultura, Rita Patta Rache; o diretor de Extensão, André Lemes; e a Diretora de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação, Leila Costa Valle.

 

Galeria

Interação com a Comunidade

Interação com a Comunidade

Assunto: Arquivo